PENEIRA FINA – 27/07/2022

Viação Suzano multada

A Auto Viação Suzano recebeu mais uma multa da Prefeitura de Catanduva, devido a falhas no cumprimento do contrato com o município. A empresa, que opera o serviço de transporte coletivo na cidade, terá de pagar no valor de R$ 2.744,22, correspondente a 0,2% sobre o faturamento anual estimado da concessão. Ela é alvo de reclamações recorrentes feitas por passageiros, devido a atrasos, carros em mau estado e veículos que quebram durante o trajeto. 

Chantagem no Zap

O desenrolar da polêmica do Piso do Magistério provocou reação por parte de apoiadores do prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB), que fizeram circular, anteontem, mensagens aterrorizando os servidores municipais. Basicamente, o conteúdo dá a entender que, caso o governo atenda às reivindicações das professoras (que querem que seu salário seja calculado sem levar em conta o abono do Fundeb), os demais funcionários ficariam prejudicados, a ponto de a situação inviabilizar a reestruturação dos cargos e salários prometida pelo sacerdote. 

Semeando a guerra

A estratégia dos apoiadores do padre consiste em jogar uma categoria do funcionalismo contra a outra e assim eximir o governo de cumprir a lei. No caso, vendem a falsa ideia de que a aplicação do piso do magistério proposta pelas professoras poderia prejudicar os ajudantes gerais, serventes e demais funcionários que recebem salários menores. 

Aos fatos

Na vida real, uma coisa nada tem a ver com a outra. Inclusive, as professoras pedem que a discussão sobre o piso seja separada do debate acerca da reestruturação, justamente para não atrasar ou atrapalhar.  

Disputa de narrativas

Quando uma pessoa se candidata para um cargo público, vislumbrando ser eleita, precisa estar ciente de que lidará com adversidades e cobranças. Você pode ter o melhor plano, fundado nas melhores intenções. Sempre surgirão desvios de rota e será preciso lidar com isso e não ficar semeando a discórdia, em busca de aplausos. Se cada vez que uma lei federal fixar benefícios para alguma categoria o governo local iniciar disputas de narrativas, em vez de buscar solução definitiva para o problema, a cidade ficará em maus lençóis.  

Intimidade

O marketing eleitoral utiliza elementos diversos para ganhar os corações dos eleitores. Uma tática recorrente é criar um clima de intimidade entre candidato e população, seja por métodos escancarados (como o sujeito comer pastel no botequim de esquina, fingindo adorar a iguaria), seja com abordagens mais sutis. Como quando João Doria abandonou os ternos, passando a utilizar camisa de gola polo nos eventos oficiais. Ou da vez em que o ex-governador Geraldo Alckmin, então no PSDB, utilizou apenas o primeiro nome na campanha ao governo estadual, tentando atrair a simpatia do eleitor. Nesta eleição, essa estratégia volta a ser utilizada pelos tucanos.  

Rodrigo

Nos eventos do Governo de SP realizados na região, os cerimonialistas, locutores e apoiadores andam soltando, de quando em quando, “Governador Rodrigo” ou apenas “Rodrigo”, quando têm de se referir ao governador. O sobrenome Garcia é deixado de lado. A tendência é que o marketing da campanha seja todo focado em Rodrigo e não em Garcia. Nesta eleição, a estratégia não será inédita, já que Tarcísio de Freitas anda sendo conhecido apenas pelo primeiro nome. Se bobear, muita gente talvez pense que seu sobrenome é Meira ou Filho.  

Feminismo

Ontem, nos stories do Instagram, o empresário catanduvense João Cesar Moraes questionava a razão de as feministas, que cobram espaço para as mulheres na política, não terem ainda aplaudido o discurso da primeira-dama Michele Bolsonaro, proferido no último sábado, na convenção do PL, partido pelo qual ele será candidato a deputado estadual. 

Bancos consertados

O secretário municipal de Administração, Richard Casal, postou anteontem fotos dos funcionários municipais realizando reparos nos bancos instalados diante do prédio da Prefeitura de Catanduva. Vários deles estavam danificados, especialmente nos encostos, que são feitos em madeira.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.