PENEIRA FINA – 27.05.23
Movimento popular monta abaixo-assinado
O Movimento Unidos por Catanduva está coletando assinaturas para compor abaixo-assinado contra o aumento do número de vereadores e os reajustes salariais definidos pela Câmara para o prefeito, vice-prefeito, secretários e os próprios parlamentares. A intenção é fundamentar projeto de lei de origem popular. São três pontos fixos de coleta de assinaturas, nas ruas Pernambuco, 583, Ceará, 341, e Alagoas, 137. Alguns voluntários estão coletando assinaturas por conta própria. Hoje, também haverá um grupo em busca de apoiadores na Praça da Matriz, a partir das 9 horas. Para participar, é preciso indicar nome e o número do título de eleitor.
Inauguração
A deputada estadual Beth Sahão (PT) participou nesta sexta, 26, da cerimônia de inauguração da Usina Fotovoltaica Ronildo Flausino dos Santos e de expansão da biblioteca e salas de aula do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus de Catanduva. Ela enfatizou, na ocasião, que o investimento em sustentabilidade energética possibilita aumentar a produção de energia de forma “limpa”, consolida a capacidade de autonomia e a consequente redução de custos.
Prestigiado
O evento promovido pelo IFSP também teve a presença do deputado federal Alencar Santana (PT) e da vereadora Taise Braz (PT). Pela instituição de ensino estavam Silmário Santos, reitor do IFSP, e Marcelo Velloso Heeren, diretor da unidade de Catanduva.
Economia
Para se ter ideia, o campus do IFSP de Catanduva economizará cerca de R$ 60 mil por mês com a usina fotovoltaica. E, além disso, a energia renovável permitirá diminuir a emissão de CO2 na atmosfera, responsável por agravar o efeito estufa.
Resgate
A Guarda Civil Municipal, por meio da Patrulha Ambiental, resgatou um cão em situação de maus-tratos no bairro Santa Helena. O caso veio à tona por meio de denúncia, via 153, relatando que o animal era espancado, diariamente, pelo tutor. Os guardas, acompanhados da veterinária da Secretaria de Meio Ambiente, chegaram ao imóvel, inicialmente trancado, até que o morador foi localizado nas proximidades e autorizou a entrada da equipe.
Cena triste
O animal estava amarrado com arame em volta do pescoço, condição que o permitia apenas levantar e sentar, limitando seu movimento. Não havia água, nem alimento ou abrigo. Além disso, o espaço estava sujo, em condições insalubres. A Vigilância Sanitária foi acionada, assim como a Unidade de Vigilância em Zoonoses, que levou o cachorro para os devidos cuidados. O agressor responderá judicialmente por maus-tratos e deverá arcar com multa ambiental.
Autor