PENEIRA FINA - 27.03.25

Escolas de 11 cidades da região são premiadas em SP

O Governo de São Paulo premiou 470 municípios que se destacaram na alfabetização de crianças, entre eles Catanduva e outras 10 cidades da região. O Prêmio Excelência Educacional, parte do programa Alfabetiza Juntos SP, reconhece os esforços das redes municipais que atingiram as metas estabelecidas na avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 2024. Na região de São José do Rio Preto, o aporte estadual totalizou R$ 3,4 milhões. Os valores destinados para cada município não foram divulgados.

Excelência

Na região de São José do Rio Preto, 65 cidades receberam o prêmio Excelência Educacional pelos resultados no Saresp. Catanduva aparece na lista, além de dez do seu entorno: Ariranha, Catiguá, Irapuã, Itajobi, Marapoama, Novo Horizonte, Paraíso, Pindorama, Santa Adélia e Tabapuã. Na Cidade Feitiço, forma 9 escolas condecoradas.

Fluência

Teve uma segunda premiação, pelo avanço dos resultados da Avaliação de Fluência Leitora, que foi concedida a 34 cidades da região de Rio Preto, algumas delas vencedoras dos dois prêmios. Na microrregião de Catanduva aparecem quatro: Ariranha, Catiguá, Elisiário e Itajobi.

Atualização

Boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira, 26, traz a confirmação de 2.598 casos de dengue desde o início do ano. Há, ainda, 2.065 casos em análise. Foram confirmados 4 óbitos em decorrência da doença e outros cinco casos estão em investigação. O tipo viral com mais casos em circulação é o Denv-3 e a área com mais registros da doença é o chamado Distrito 4, com 746 casos, contemplando áreas de abrangência das unidades UBS Central, Jardim Del Rey, Gavioli, Santo Antônio e Theodoro Rosa Filho.

Mobilização

Já que o assunto é dengue, no próximo sábado, 29 de março, as equipes da Prefeitura de Catanduva estarão novamente nas ruas em mais uma ação intensiva de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Serão atendidos os bairros Parque Glória 1, Parque Glória 2, Parque Glória 3, Parque Glória 4, Portal do Bosque e Jardim Bela Vista.

Saúde Mental

O Imes Catanduva, por meio do curso de Psicologia, esteve presente no primeiro dia da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) da empresa Jomini. A palestra “A Saúde Mental nos Ambientes de Trabalho” foi ministrada pelo professor Fernando Luis Macedo, que abordou a importância da saúde mental, as relações interpessoais, a coesão na comunicação dentro do ambiente corporativo e o impacto do burnout nos colaboradores.

Trote Solidário

No último sábado, o Grupo de Ajuda Comunitária (GAC) do curso de Medicina da Unifipa/Fameca promoveu mais uma edição do “Trote Solidário”, ação que busca integrar os estudantes e mobilizar na arrecadação de donativos para famílias em situação de vulnerabilidade social de Catanduva. Ao todo foram montadas 188 cestas, com alimentos, brinquedos, livros, produtos de limpeza e sapatos, além de mais de 4 mil peças de roupas.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.