PENEIRA FINA - 26.09.25

Prefeitura fecha primeiros contratos para shows de 2026

A Prefeitura de Catanduva publicou no Diário Oficial o extrato de contratação de uma série de shows para o ano que vem. Para o evento “Canta e Encanta”, em comemoração ao aniversário da cidade, foram contratados o cantor Péricles, a dupla Edson & Hudson e a banda Morada. Já para celebrar o Dia das Mães, que nos últimos anos teve show na Praça da Matriz, o nome definido foi Demônios da Garoa. Já para a Festa do Porco, no Km 7, foram confirmadas duas atrações de outras que devem surgir: a cantora Jayne e a dupla Otavio Augusto e Gabriel.

Por conta própria

Os artesãos que integravam a Feira de Arte, Artesanato e Antiguidades, também chamada de Feira do Rolo, realizada em frente à Estação Cultura, decidiram unir forças para manter o evento por conta própria, sem apoio da prefeitura. Na semana passada, O Regional revelou que a feira seria encerrada e a notícia repercutiu nas redes sociais. Muitos artesãos até reclamaram que nem souberam da reunião derradeira, que decidiu sobre o tema. Mas ela de fato ocorreu.

Planetário

O Instituto Federal de Catanduva celebra a conquista de um Centro de Pesquisa e Inovação em Inteligência Artificial Aplicada, como mostra reportagem na página 7, e concorre a emenda parlamentar para adquirir um Planetário Móvel. A votação está sendo feita na página do deputado estadual Maurici (PT) no Instagram e serão contemplados dois polos do Instituto Federal com R$ 200 mil cada. O planetário beneficiará dois projetos de astronomia do IFSP.

IPTU em pauta

O advogado e ex-vereador Nilton Candido foi taxativo, durante entrevista às rádios Vox FM e Vida FM, ontem, ao afirmar que o projeto que impactará o IPTU da cidade, com aumento médio de 54%, elevará o desemprego e sinalizará para que novos empreendedores não invistam em Catanduva. A visão de Candido é que, por menor que seja o aumento para cada cidadão, no montante global, serão quase R$ 50 milhões a menos para girar no comércio e economia local.

Hoje tem mais

Quem participa da série de entrevistas sobre o aumento do IPTU nesta sexta-feira é o vereador David Roger (Novo). Ele estará ao vivo na rádio Vox FM às 9h30 e, na Vida FM, a partir das 10h.

Em Rio Preto

Em meio a protestos de moradores, a Câmara de Rio Preto aprovou projeto de autoria do Executivo que atualiza a cobrança do IPTU para 2026. A proposta, que recebeu parecer favorável tanto na legalidade quanto no mérito, institui a nova Planta Genérica de Valores (PGV), com limite de aumento no valor final do imposto de até 20% em relação ao valor pago em 2025. A matéria foi aprovada com 14 votos favoráveis e 8 contrários; o governo precisava de 12 votos.

Demolição

O tráfego sob o viaduto da rodovia Washington Luís que dá acesso às avenidas José Ricci e Dr. Antônio Cândido Moreira, em Mirassol, será interditado em ambos os sentidos, das 7 às 18 horas, nos domingos 28 de setembro e 5 de outubro. Nessas datas, a estrutura existente será demolida para permitir a integração da obra das terceiras faixas, que estão sendo implantadas, ao alargamento do viaduto. Depois, o tráfego será liberado, porém com estreitamento de faixa.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.