PENEIRA FINA – 26/08/2022

Concurso questionado

Tem gente querendo colocar água no chope dos candidatos inscritos no concurso público da Câmara Municipal de Catanduva. Uma denúncia contra o certame, cujas provas objetivas serão realizadas neste domingo (28) no IMES, foi protocolada no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) há alguns dias. A representação é assinada por um homem chamado Pedro Henrique Lobo Perin. Nos bastidores, rola a informação de que estariam pedindo o cancelamento do concurso.  

Prazo

No site do TCE-SP, essa denúncia não está disponível para consulta. Entramos em contato com a assessoria de imprensa do órgão, que nos enviou apenas cópia da manifestação do conselheiro Antônio Roque Citadini, determinando prazo de 24 horas para que a Câmara Municipal de Catanduva se manifeste a respeito da representação.  

Direito de defesa

Assim afirma o despacho do conselheiro: “Em vista da proximidade da aplicação da prova e, para que não se alegue cerceamento de defesa, assino prazo de 24 horas para a Câmara Municipal de Catanduva apresentar justificativas quanto às alegações apresentadas na Representação”. 

Alvinegro

Para quem não se lembra, Citadini, além de atuar no TCE, é dirigente histórico do Corinthians, clube do qual foi presidente entre 2001 e 2005. Ele era conhecido por provocar os rivais, em suas entrevistas. Não se sabe se Citadini foi informado de que o presidente da Câmara de Catanduva torce pelo Flamengo, algoz do Corinthians na Libertadores deste ano.  

Dúvidas

Inicialmente, uma representação não quer dizer nada – ou pode ser tudo. A assessoria do TCE-SP não informa o teor da representação, muito menos se a Câmara Municipal apresentou defesa. O que resta aos candidatos inscritos é torcer para que tudo corra bem e que os melhores sejam aprovados. 

Lei prorrogada

Foi sancionada, na quarta, a prorrogação da Lei de Incentivo ao Esporte, uma iniciativa federal que permite a empresas e pessoas físicas destinarem parte do imposto de renda devido a projetos esportivos não profissionais. Ela ficará em vigor até 2027 e teve ampliação no percentual que poderá ser doado. No caso das empresas, o índice passará de 1% para 2%, podendo chegar a 4%, se o projeto beneficiado for na área de inclusão social, via esporte, em comunidades carentes.  

CLT estáveis

Nem todo mundo na prefeitura está comemorando a reestruturação do serviço público de Catanduva. Funcionários contratados com base na CLT (entraram no cargo sem concurso), que estão há muito tempo no quadro de servidores e dispõem de estabilidade, não serão contemplados pelas mudanças aprovadas nesta semana pela Câmara Municipal.  

Só com dissídio

A única forma de os celetistas estáveis conquistarem aumento é com um dissídio coletivo para todos os servidores municipais. O problema é que, ao menos agora, é muito pouco provável que o governo municipal adote qualquer medida nesse sentido. Até porque a reestruturação trará impacto expressivo nos gastos com folha de pagamento.  

Noite movimentada

A noite de ontem prometia ser para lá de agitada nos grupos de WhatsApp de Catanduva, por conta da participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas entrevistas do Jornal Nacional. A expectativa era de que as torcidas organizadas, contra e favor, disparassem análises e observações de minuto em minuto, tal como ocorreu na segunda-feira (22), durante a participação do presidente Jair Bolsonaro (PL) no telejornal.  

Profecia

Este texto foi fechado antes da entrevista ser feita, mas podemos afirmar, sem medo de errar, que os apoiadores de Lula acharam que ele se saiu perfeitamente e que foi perseguido pelos entrevistadores. Em contrapartida, seus adversários dirão que os jornalistas da Globo pegaram leve demais com o ex-presidente e que, ainda assim, seu desempenho foi péssimo. Voltaremos em breve com novas informações.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.