PENEIRA FINA – 26/07/2022
Alerta máximo
A Defesa Civil emitiu alerta máximo de incêndio para a região de Catanduva e a maior parte do Interior paulista. A baixa umidade do ar, aliada ao calor, cria um ambiente favorável para a propagação das queimadas. No último fim de semana, uma grande área próxima ao Pachá foi atingida por um incêndio, carregando fuligem e fumaça para praticamente todos os bairros da cidade.
Colina do Sol
Ontem, nas imediações do Colina do Sol, uma grande área às margens do córrego foi incendiada. O fogo atingiu a tubulação pluvial, fazendo com que uma fumaça preta e de cheiro forte saísse pelas galerias de água de chuva. O fato ocorreu no fim da tarde. No momento em que a reportagem esteve no local, já era possível observar focos de incêndio espalhando-se na direção do Pedro Borgonovi.
Repúdio
A audiência pública do piso nacional do magistério continua a repercutir em Catanduva. Neste fim de semana, circulou nas redes sociais uma Nota de Repúdio às declarações feitas pelo gestor de Gabinete, Fernando de Sá, em relação às professoras e às mulheres em geral. O advogado afirmou que as mulheres seriam “sempre afoitas e atravessam tudo”.
Pediu a cabeça
A ex-deputada Beth Sahão aproveitou para emitir sua opinião sobre o fato, via redes sociais. Em vídeo postado em seus perfis, a petista criticou a fala de Fernando de Sá e cobrou publicamente a demissão do gestor de Gabinete. Ela foi adversária do prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) na última campanha eleitoral. A tendência, por ora, é que esse clamor da ex-parlamentar não seja ouvido pelo alcaide. Além de pedir a cabeça de Fernando de Sá, ela aproveitou a deixa para conclamar seus seguidores a apoiarem candidaturas femininas.
Paulo Freire
Enquanto isso, em seu perfil do Facebook, a vereadora Taise Braz (PT), que é membro da Comissão de Educação e propôs a realização da audiência na semana passada, postou um texto cobrando respeito aos professores. A postagem afirma que a proposta do Executivo prejudicará a categoria do magistério. O texto ainda cita o educador Paulo Freire, considerado o patrono da Educação Nacional – menos por alguns setores mais à direita, refratários às ideias do educador.
Redes sociais
Marquinhos Ferreira (PT) utilizou suas redes para adiantar que votará a favor da reestruturação que o governo municipal pretende fazer no funcionalismo público. O vereador afirma estar sendo alvo de correntes de WhatsApp, segundo as quais ele seria contra o projeto. Marquinhos afirma que essas notícias são falsas e que ele apoia a proposta, que, na visão dele, seria benéfica aos servidores.
Empolgado
No sábado, o empresário catanduvense João César Moraes gravou vídeo diretamente da Via Dutra, em seu retorno do Rio de Janeiro, onde participou da convenção do PL, partido pelo qual será candidato a deputado estadual por SP. Ele demonstrou estar empolgado com tudo o que acompanhou no evento, especialmente o discurso da primeira-dama Michele Bolsonaro e a fala do presidente.
Não será candidato
E por falar no campo bolsonarista, o empresário Ricardo Rebelato, que disputou a prefeitura em 2020 com apoio da família Bolsonaro, deverá ter uma espécie de ano sabático em 2022. Muito se cogitou quanto à possibilidade de ele disputar a eleição para deputado federal ou estadual. Mas Rebelato não será candidato. A intenção dele é resguardar as energias para as eleições municipais de 2024.
Eduardo Bolsonaro
Não significa, porém, que Rebelato ficará de fora do pleito deste ano. Além de apoiar a reeleição de Bolsonaro, o empresário pretende se engajar na campanha do filho 03 do presidente, Eduardo, que tenta manter sua cadeira na Câmara dos Deputados. Há alguns meses, o parlamentar, que foi o mais votado da eleição de 2018, esteve em Catanduva, acompanhado do então pré-candidato a governador Tarcísio de Freitas, em evento organizado por Rebelato. Já o candidato a estadual que será apoiado pelo grupo do empresário na região ainda não está definido.
Autor