PENEIRA FINA – 26.05.24
Instituto Federal de Catanduva caminha para dois meses de greve
As universidades e institutos federais de ensino superior, incluindo o de Catanduva, devem continuar em greve. As entidades coordenadoras da paralisação disseram que não pretendem assinar o acordo anunciado pelo Governo Federal na segunda-feira, 20. Em entrevista coletiva na sexta-feira, 24, as entidades cobraram a continuidade das negociações. Dois dias antes, entretanto, o ministério comunicou que as negociações estavam encerradas e que um termo de acordo seria assinado na segunda-feira, 27, não restando margem para novas contrapropostas.
Relembrando
A greve dos professores e dos técnicos administrativos das instituições federais de ensino superior e colégios federais começou em 15 de abril. Segundo balanço do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), assembleias realizadas até sexta-feira indicam a continuidade da greve em 59 universidades e mais de 560 colégios federais.
Boas-vindas
O prefeito Padre Osvaldo (PL) e a secretária de Educação, Cláudia Cosmo, recepcionaram na sexta-feira, 24, os professores aprovados em concurso público e que assumirão cargos na Rede Municipal de Educação. “Essa etapa é resultado do trabalho contínuo que estamos realizando, abrindo novas escolas, e isso gera oportunidades. Por isso efetivamos três concursos na Educação, condição que gera, dentre as vantagens, estabilidade”, ressaltou.
Sem badalação
Quem também tomou posse na sexta-feira foi a nova diretoria da ACE - Associação Comercial e Empresarial de Catanduva. O evento teve público restrito, sem badalação e poucos discursos. O advogado Fabio Manzano assumiu a presidência e anunciou, como novidades, o serviço de assistência jurídica e a criação de um Núcleo do Comércio, a fim de garimpar novos associados nesse segmento. Deu tempo de alfinetar a chapa de oposição, derrotada nas eleições.
Começa em junho
A Arcos programou para 8 de junho o início das minipalestras e treinamentos do projeto de educação financeira, noticiado por esta coluna na quinta-feira. A ação terá parceria com a Faeca Jr., do curso de Administração da Unifipa. O público-alvo são pessoas de baixa renda, preferencialmente mulheres arrimo de família. A intenção é utilizar salas cedidas por entidades beneficentes e ter o envolvimento delas na seleção dos interessados entre seus assistidos.
Concursos 1
Pelo menos dois concursos públicos devem ocupar a agenda dos moradores da região neste domingo. Um deles é o concurso da Caixa Econômica Federal, que acontece em todo o país, exceto no Rio Grande do Sul. A seleção oferece 4 mil vagas, sendo 4 mil de nível médio e 50 de nível superior. As oportunidades são para técnico bancário, técnico bancário em tecnologia da informação, médico do trabalho e engenheiro de segurança do trabalho. Mais de 1,2 milhão de candidatos confirmaram participação. Os locais das provas estão no site caixa.cesgranrio.org.br.
Concursos 2
Já em Catanduva, o domingo será marcado pelo concurso do IPMC, o Instituto de Previdência dos Municipiários. Ao todo, 570 pessoas estão inscritas no processo de seleção, sendo 176 para o cargo de Analista Previdenciário, 303 para Auxiliar Administrativo e 91 para Auxiliar de Serviços Gerais. Os candidatos inscritos devem se apresentar no campus do Imes Catanduva. Os portões serão abertos às 7h15 e fechados pontualmente às 7h45 para início dos exames às 8 horas.
Autor