PENEIRA FINA – 26/05/2022

Presidente da Câmara critica gestor de Gabinete

Na terça-feira, durante o “pinga-fogo” da sessão do Legislativo, o presidente da Câmara, Gleison Begalli (PDT), voltou a usar a tribuna Carlos Machado para tecer críticas à administração do prefeito Padre Osvaldo (PDT) e, mais especificamente, ao gestor de Gabinete, Fernando Martins de Sá, “que vira e mexe vive envolvendo-se em polêmicas”. Begalli estava comentando sobre o aumento dos agentes de saúde em comparação a outras categorias maiores. Segundo o nobre edil, quando foi para aumentar o salário do prefeito, vice e todo o secretariado, “Sá disse que se debruçou sobre a lei e encontrou uma forma de majorar os vencimentos do primeiro escalão do Executivo, mas um mês depois, o Judiciário acionado pelo Ministério Público, a juíza mandou devolver o aumento que, segundo o entendimento do Chefe de Gabinete, estava correto. Olha só que mico, hein Fernando”.  O presidente do Legislativo comentou que quando foi para dar o aumento a 140 agentes comunitários de saúde o gestor disse, em uma reunião ocorrida na semana passada, “que ele não recomendava o aumento pelo Executivo, sob pena de sofrer um processo de improbidade administrativa, sendo que a emenda na Constituição Federal garante aos municípios dar incentivo, gratificações, e outros, afim de valorizar o trabalho desses profissionais.”

Conveniente

Gleison Begalli (PDT) também lembrou que recentemente houve a discussão sobre o piso salarial dos professores, “e o entendimento do Jurídico, e do senhor Fernando Sá, é sempre o contrário, ou seja quando lhe convém, o parecer é rápido, é preciso, encontra brecha onde não existe, segundo o Judiciário Estadual. Agora quando é para ajudar aqueles que estão de porta em porta, vão atender pessoas com doenças, pessoas com dificuldades, aí ele recomenda o Executivo a não dar o aumento.” Para o presidente da Casa de Leis, “este é o governo humanizado que a gente tem em Catanduva.”

Reunião

Já que abriu a “caixa de ferramentas”, as críticas à administração municipal não pararam. O edil disse que munícipes o haviam procurado para reclamar sobre o atendimento da Unidade Básica de Saúde do Nova Catanduva, pois o médico estava em reunião. “Lógico que precisa de reunião, mas vai fazer isso justamente no horário que tem que atender o povo? Na minha cabeça e na do munícipe, isso não entra, mas só entra na cabeça em quem faz a gestão da Saúde e eu não consigo entender esse tipo de situação.”

Vai um processo aí?

Após o uso da tribuna, o vereador Alan Marçal (Progressistas) brincou com Begalli, dizendo que o mesmo estaria pensando no chefe de Gabinete. A resposta foi rápida: “Acho que ele vai sonhar comigo hoje. Será que vou ser processado também?”. Nobre edil, o tempo dirá...

Vistas

Depois de ter tido longa sessão na semana passada, a Câmara de Catanduva realizou sessão considerada rápida pelos padrões. Antes das 21 horas, já estava encerrada. Da ordem do dia, três projetos de lei foram aprovados, foram solicitados quatro pedidos de vistas pela presente sessão e um pedido de vistas por 10 dias. Um dos motivos dos pedidos de vistas foi pela ausência dos autores dos projetos. O vereador Maurício Gouvea (PSDB), em virtude do falecimento de sua mãe, e a vereadora Thaise Braz (PT) não estiveram presentes.

Escorpião

Apesar das limpezas de terrenos nas escolas municipais, professoras, berçaristas e recreacionistas estão encontrando escorpiões nas dependências escolares, um perigo para funcionários e, principalmente, para as crianças.

Tchau reforma

Dirigentes sindicais e líderes de movimentos populares vão se encontrar com o ex-presidente Lula (PT), hoje, em São Paulo. O vice na chapa do petista na corrida ao Palácio do Planalto, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), também estará presente. O evento está sendo organizado pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. Eles pretendem apresentar um documento propondo medidas como a revogação das reformas trabalhista e previdenciária e do teto de gastos.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.