PENEIRA FINA – 26/04/2022

CASA DIA IDOSO VIRA CASA DE PASSAGEM

Após receber denúncias de moradores da Vila Santo Antônio, a coluna apurou e confirmou: o prédio do Centro Dia do Idoso (CDI) está sendo usado atualmente como Casa de Passagem, pois o prédio original na rua Ribeirão Preto está passando por reformas. Ao questionar integrantes do local, a coluna foi informada que “não dá para deixar morador de rua no relento, e estas pessoas estão sendo acomodadas provisoriamente no CDI, até o término da reforma.” Os moradores do bairro esperam que seja temporário e que a função original no prédio, localizado nas esquinas da rua Araraquara com Recife, seja retomada.

REFORMA

De acordo com o Diário Oficial do município, a Tomada de Preços nº 01/2022, destinada à contratação de pessoa jurídica especializada para reforma do prédio que abriga a Casa de Passagem, teve como vencedora a empresa RAC - Construtora e Serviços Eireli ME, com o valor de R$ 79.465,26. 

CRECHE

O Centro Dia do Idoso (CDI) de Catanduva também é conhecido como “Creche da Terceira Idade”, devido ao seu atendimento especializado destinado a esse grupo. Em 2019, realizava atendimento para 15 a 20 pessoas, entre homens e mulheres com idades entre 74 e 92 anos. O apelido “creche” é em virtude de que o espaço proporcionava acolhimento a idosos em período integral, e tinha uma longa lista de espera por vagas. 

ATENDIMENTO SUSPENSO

Com a chegada da pandemia do Coronavírus, uma das primeiras atitudes da prefeita da época, Marta do Espírito Santo, foi suspender o atendimento no CDI. O serviço foi um dos primeiros a ter as atividades paralisadas, temporariamente, logo que o Governo do Estado decretou quarentena para evitar a propagação do vírus. Os idosos faziam parte do grupo de risco para a doença. Após o fechamento, o local já foi posto de vacinação contra o Covid-19, mas por um curto período de tempo.

ADAPTAÇÕES ESPECÍFICAS

O prédio do Centro Dia do Idoso é adaptado com banheiros, áreas de descanso e de convivência. Na página da Secretaria de Assistência Social, no site da Prefeitura de Catanduva, é destacado que “o núcleo tem como objetivo não apenas a inclusão, proteção e elevação da qualidade de vida, mas também a melhoria das condições de vida em família. Desta forma, contribui-se para a autoestima, saúde física e mental do idoso, evitando o isolamento social e a institucionalização precoce”. As palavras estão bonitas, mas agora fica a pergunta: quando vai ser colocado em prática, com a volta do atendimento no prédio do Centro Dia do Idoso????

SETE PROJETOS

A Câmara de Vereadores de Catanduva realiza, hoje, a 55ª Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, com sete matérias em pauta. Serão analisados e votados três projetos de lei, dois projetos de lei complementar, um projeto de decreto legislativo e um projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal.

PROJETO IÔ IÔ

O projeto de lei complementar nº 005/2022, de autoria do prefeito Padre Osvaldo (PSDB), já está ficando conhecido como iô iô, de tanto que ele vai e volta para a pauta da Câmara. Para quem não se lembra, esse projeto institui o regime de previdência complementar para os servidores públicos municipais e fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdência de que trata o artigo 40 da Constituição Federal, autorizando, ainda, a adesão ao plano de benefícios de previdência complementar.

COMIDA DO BEM

Hoje é dia de fazer o bem e se alimentar muito bem. Os bares e restaurantes que integram a Associação Alimentação Forte vão destinar 5% do faturamento obtido nesta terça-feira para o projeto Corujas do Bem. O repasse sempre é feito em mantimentos e não em espécie. Intitulada como 'Sabor e Caridade', a iniciativa é realizada uma vez por mês em benefício de instituições ou projetos assistenciais. Para saber quem são os estabelecimentos filiados, basta conferir no site da entidade: associacaoalimentacaoforte.com.br.

COM A BOLA TODA

Quem encontrava o presidente da Câmara Gleison Begalli (PDT), no último domingo, percebia que o edil estava pisando nas nuvens e cheio igual a uma bexiga. O motivo foi a manchete do Jornal O Regional: “Gastos da Câmara de Catanduva caem em 2021; valor per capita é o menor da série histórica”. Begalli confidenciou a amigos que essa era a “retribuição dada a Catanduva pela confiança em permitir representar a população, com eficiência, responsabilidade e austeridade com o dinheiro público”. Hoje tem oratória na tribuna Carlos Machado.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.