PENEIRA FINA - 25.09.25

Prefeitura celebra resultado em ranking do Tesouro Nacional
Catanduva alcançou a 116ª posição no Brasil entre 5.570 municípios, com Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Tesouro Nacional. Essa informação nós trouxemos há poucos dias. A novidade agora é o recorte estadual: Catanduva aparece como a 9ª melhor cidade de São Paulo, entre 645 municípios. O desempenho foi celebrado pelo governo de Padre Osvaldo (PL). “Esse resultado reforça a seriedade da gestão pública municipal. O selo é concedido apenas às cidades com Nota A, o que evidencia a transparência e a responsabilidade na administração das contas públicas”, divulgou a administração municipal, em nota. O ranking mede a qualidade das informações que cada município envia ao Tesouro Nacional sobre suas receitas, despesas e resultados financeiros. A nota A alcançada pela cidade é a melhor possível.
Ficaram para trás
Com a 9ª colocação no estado de São Paulo, Catanduva deixou outras cidades importantes para trás no ranking do Tesouro Nacional, casos de Marília (46ª), Ribeirão Preto (106ª), São José do Rio Preto (193ª), Araraquara (288ª), Barretos (317ª), Bauru (457ª) e Birigui (475ª).
IPTU em pauta
O empresário Roberto Cacciari afirmou, em entrevista para as rádios Vox FM e Vida FM, que a Planta Genérica de Valores (PGV) do município, que dá base para o cálculo do IPTU, precisa de fato ser revisada. Ele até citou uma situação pessoal, de terrenos de sua propriedade, que deveriam – em sua visão – ter valores mais elevados do imposto. Por outro lado, Cacciari criticou o alto impacto para a população, na ordem de 54% em média, e a falta de debates públicos.
Pinga Fogo
Apesar de na pauta da sessão da Câmara não constar projeto relacionado ao IPTU, o tema foi abordado durante o famoso Pinga Fogo, quando os vereadores podem utilizar a tribuna de forma livre. O presidente da casa, Marcos Crippa (PL), disse que recebeu denúncia sobre pessoas da sociedade que fazem alarde sobre o aumento, porém pagam valores baixíssimos do imposto.
Pinga Fogo 2
O vereador David Roger (Novo), que será entrevistado nas rádios Vox FM e Vida FM na sexta-feira, elogiou o estudo feito e apontou ‘aberrações’ que existem no atual IPTU da cidade. Ele falou sobre diferenças gritantes no valor do imposto em áreas do mesmo bairro.
Quarto mandato
Ao falar sobre política e eleições, Roberto Cacciari defendeu o retorno de Afonso Macchione como candidato a prefeito. “Tem gente que gosta, tem gente que não gosta. Mas conhecer a cidade como ele, ninguém conhece. Ele tem muita capacidade administrativa e sabe fazer.”
Hoje tem mais
O advogado e ex-vereador Nilton Candido participa nesta quinta-feira, 25, da série de entrevistas promovida pela Vox FM e Vida FM. Com atuação em vários segmentos da sociedade, ele tem se posicionado de forma bastante crítica ao projeto do poder público.
Em Rio Preto
Para completar o tema IPTU, o projeto de lei complementar apresentado pelo prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), será votado em duas sessões extraordinárias convocadas para esta quinta-feira. A proposta revisa a PGV e prevê que o reajuste do IPTU do município será limitado a 20% da cobrança deste ano. No projeto anterior, o aumento seria de mais de 200%.
Autor
