PENEIRA FINA – 25/09/2022

É na semana que vem

A partir de hoje, estamos a exatos sete dias do primeiro turno da eleição, quando os brasileiros irão às urnas escolher presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Ontem, os candidatos catanduvenses intensificaram suas andanças pela cidade e região, na tentativa de convencer os eleitores que ainda estão indecisos.  

Enfim engrenou

A campanha deste ano foi muito morna e demorou a engrenar. Em um ambiente polarizado, as atenções dos eleitores andavam muito voltadas à disputa presidencial. Mesmo os candidatos a governador não andavam empolgando muito a população. Apenas nos últimos dias é que as coisas começaram a ser definir.  

Mobilização no Centro

Candidatos de Catanduva aproveitaram a movimentação no comércio para realizar atividades no Centro. João César Moraes (PL), que tenta alcançar uma vaga na Assembleia Legislativa, foi um dos que estiveram na rua Brasil, visitando estabelecimentos e entregando santinhos a frequentadores do comércio.  

Miss Melhor Idade

O candidato a deputado federal Beto Cacciari (PL) esteve em Catiguá participando da cerimônia de escolha da Miss Melhor Idade, em Catiguá. Ele posou ao lado da Miss Simpatia e aproveitou o evento para cumprimentar os presentes. Em seguida, ele esteve em Urupês, onde participou da festa do Peão.  

Taquaritinga

Sinval Malheiros (Patriota) esteve em Itápolis, onde participou de uma atividade ao lado do candidato a deputado estadual Caio Forcel (SDD), de Taquaritinga. Um detalhe curioso é que Forcel tem relação com Catanduva. Por vários anos ele foi assessor no gabinete da ex-deputada estadual Beth Sahão (PT).  

Merchan

Por falar em Beth, ela esteve na Casa do Jamon, em Catanduva, e aproveitou para encher a bola do produto que é carro-chefe da empresa. Durante a visita, ela comentou sobre como os jamones do Salamanca fazem sucesso com o ex-presidente Lula.  

Eclético

Já falamos aqui das chamadas dobradas brancas, que ocorrem quando políticos de determinado partido fazem parcerias com candidatos de outras legendas. Um dos campeões nesse quesito das dobradas brancas na região é o ex-prefeito de Santa Adélia Marcelo Hercolin (União Brasil), que tem parcerias com Maciel da Rocha (PSDB), Carlão Pignatari (PSDB), Fernando Galvão (União Brasil) e Itamar Borges (MDB).  

Candidato do governo

Em Catanduva, Hercolin é um dos candidatos preferenciais do governo de Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB). Ele também conta com apoio de Geninho Zuliani, candidato a vice do tucano Rodrigo Garcia. Inclusive, Hercolin, que seria candidato a estadual, acabou herdando os apoios de Zuliani para essa nova empreitada. 

Governador

A campanha de Rodrigo Garcia (PSDB) também vem aumentando o volume na cidade. Ontem de manhã, na rua Brasil, dezenas de bandeiras de propaganda do candidato podiam ser vistas nas esquinas. Além disso, seus apoiadores distribuíram propagandas visuais, que lembram os antigos e famigerados cavaletes, em locais estratégicos como a avenida José Nelson Machado.  

Ataques intensos

Na reta final da campanha, os candidatos ao governo estadual têm intensificado os ataques mútuos na propaganda eleitoral. Aquela velha máxima de que a política deve ser propositiva pode valer bem na teoria, mas, na prática, a desconstrução do adversário continua a ser a mais eficaz forma encontrada pelos candidatos para conseguir voto.  

Segundo turno

Na disputa para definir quem irá ao segundo turno, Rodrigo Garcia e Tarcísio de Freitas (PL) tentam se vender aos eleitores como os mais aptos a derrotarem o petista Fernando Haddad. Ambos tentam explorar a rejeição ao PT, que é forte em São Paulo, especialmente nas cidades do Interior.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.