PENEIRA FINA – 25/06/2022

Projeto da Taxa de Lixo em revisão

Para quem ainda não se atentou à gravidade da proposta que pretende alterar a cobrança da taxa de lixo em Catanduva, um recado: se a ideia básica do governo municipal vingar, o valor que você paga hoje vai aumentar. Conforme adiantamos nesta semana, o projeto de lei chegou a ser protocolado na Câmara nesta semana, mas acabou sendo retirado, para receber supostas adequações. Aguardemos. 

Cobrança pelo consumo

A mudança básica que Padre Osvaldo e seu vice Cláudio Romagnolli pretendem implantar consiste em trocar o sistema de aferição da taxa de lixo. Hoje, o contribuinte paga de acordo com a testada do imóvel (ou seja, a metragem da parte da frente). O governo atual quer que a cobrança seja feita de acordo com o consumo de água da residência. 

Distorção

Se a cobrança com base no consumo de água passar, uma família pobre e numerosa do Eldorado pagará mais taxa de lixo do que um casal de milionários sem filho que vive em uma residência de 300 metros quadrados no Jardim Aeroporto. Isto porque o primeiro imóvel apresentará um consumo maior de água do que o segundo. Uma injustiça tributária sem tamanho. 

Situação tem de mudar

Por outro lado, também é fato que existem distorções graves na lei atualmente em vigor. Um deles, é o fato de o método de cobrança não fazer distinção entre tipos de imóveis. Com isso, o dono de uma chácara que passa a semana toda desabitada e quase não gera lixo é obrigado a pagar uma verdadeira fortuna de taxa de coleta.     

Prédios

Outra distorção grave do sistema de testada é que os prédios são considerados como um imóvel único. Dessa forma, apartamentos de alto padrão pagam valores irrisórios de taxa de lixo. Tão baixos, que não compensam sequer a impressão do boleto pela Saec. 

Rombo nas contas

O cenário que justifica as mudanças na taxa de lixo em Catanduva foi apresentado em uma reunião, no ano passado, que contou com a presença de Padre Osvaldo, vereadores e diretores da Saec. Na ocasião, um consultor apresentou uma tendência tenebrosa de déficit relacionada ao serviço de coleta de lixo, assumido pela autarquia ainda no governo de Afonso Macchione. E pensar que ideia foi vendida como solução para as finanças da prefeitura. Imaginem só se a proposta de passar o Meio Ambiente para a Saec tivesse sido aprovada... 

Saudação ao chuchu

Quando estava na presidência, Dilma Rousseff entrou para a posteridade com seu célebre discurso em saudação à mandioca, proferido em um evento esportivo dos povos indígenas. A oposição caiu matando e, ainda hoje, o episódio é tratado pelos adversários como uma prova de que a ex-presidente não dizia coisa com coisa. Quem somos nós para condenar quem quer que seja? Ontem, porém, o ex-tucano e neolulista Geraldo Alckmin resolveu encarnar Dilma e fazer sua elegia a um vegetal. No caso, o chuchu, insípido legume ao qual o ex-governador volta e meia é associado. 

Alckmin no MST

A fala de Alckmin sobre o chuchu foi proferida em um evento do MST. Isto mesmo. Quem diria que Geraldo Alckmin algum dia seria estrela em evento dos sem-terra? Ele não apenas se sentiu em casa, como aproveitou para fazer piada com o antigo apelido: “Produtores de chuchu, fiquem tranquilos, pois vocês não serão abandonados”. Edificante, como vocês podem notar. 

Festa do Porco

Está aberto edital para projetos artísticos para a Festa do Porco. O prazo vai até 7 de julho. A seleção é para artistas da viola, violão e acordeon, e serão escolhidos cinco projetos que receberão R$ 1 mil cada. As inscrições devem ser protocoladas na Secretaria Municipal de Cultura.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.