PENEIRA FINA – 25/05/2022

Gestor de Gabinete do prefeito processa vereador

O gestor de Gabinete do prefeito Padre Osvaldo (PSDB), Fernando Martins de Sá, está processando o vereador Maurício Gouvea (PSDB). O motivo foi o questionamento do edil ao chefe de Gabinete sobre suposto relacionamento amoroso, quando esteve na Câmara no dia 3 de maio. Sá sentiu-se ofendido (respondendo “não, nem a pau, e está aqui a minha aliança”), afirmando que o vereador extrapolou suas prerrogativas ao abordar assunto pessoal e procurou um escritório de advocacia para entrar com a ação. Um dos advogados que assinam a causa é Diego Gil Menis, que foi secretário administrativo da Câmara, o primeiro da gestão de Gleison Begalli (PDT). E com um singelo detalhe: o escritório de advocacia é o mesmo que o empresário Ricardo Rebelatto contratou para processar o mesmo edil tucano e vereador Marquinhos Ferreira (PT), em uma tentativa frustrada de cassação. Fernando Sá pede indenização de R$ 40 mil. 

Redutor

O vereador Gleison Begalli (PDT) apresentou requerimento aprovado e endereçado ao Poder Executivo, para obter informações se existem estudos para construção de uma “lombofaixa” na travessia próximo à rotatória da avenida Theodoro Rosa Filho, ao lado do Parque dos Ipês. O pedido seria de uma lombada (redutor de velocidade) com a junção da faixa de pedestres. 

Falecimento

Faleceu ontem, com 83 anos, a senhora Lázara Botolossi Gouvea, conhecida também como “Dona Lãzinha”, mãe do vereador Maurício Gouvea. O velório ocorreu na tarde de ontem, no cemitério Monsenhor Albino. Ao edil e seus familiares, as nossas condolências. 

Dia do Desafio

Hoje o Sesc Catanduva promove o Dia do Desafio, com o objetivo de mobilizar a população para a prática de atividade física. Após dois anos com uma programação com ênfase no formato on-line, o Dia do Desafio chega à sua 28ª edição, desta vez convidando as pessoas para participar de forma majoritariamente presencial, ocupando ambientes externos e espaços públicos. O projeto traz como tema ‘Ocupar Espaços e Reunir Pessoas’.  Vale ressaltar que, neste ano, infelizmente, o Dia do Desafio não contará com a competição entre as cidades. 

Competição

Na década de 90 e nos anos 2000, uma das grandes atrações do Dia do Desafio era a disputa com outras cidades, para ver quem mais conseguia movimentar a população com atividade físicas. Catanduva disputou com cidades de outros países e também do Brasil. Em 2018, a disputa foi com a cidade de Guarapuava, no Paraná, e a Cidade Feitiço ganhou. Em 2019, teve a revanche e a cidade paranaense acabou levando a melhor.

Inconsoláveis

Após a desistência de João Doria da corrida presidencial, muitas pessoas ficaram inconsoláveis. Alguns, pois acreditavam no potencial do pré-candidato e outros porque perderam o “padrinho” e a força política que ele representava para certos grupos, inclusive muitos catanduvenses. Entre lágrimas, eles perguntam: e agora João?

Silêncio

No 4º andar da Prefeitura de Catanduva, no atual momento, não se comenta nada sobre a corrida presidencial. Sobre o assunto, apenas o silêncio.

Stop

Apesar do anúncio emocionado da desistência, Doria ainda alimenta a esperança de ser reconvocado pelo partido que o traiu. Sem chances. A direção tucana preferiu arriscar a sobrevivência do PSDB a deixar que Doria saísse das urnas ao menos como a maior liderança do partido.

Ideias engavetadas

Apenas 215 das 1.646 sugestões ou “Ideias Legislativas”, criadas no site e-Cidadania do Senado, obtiveram as 20 mil assinaturas para serem analisadas pela Comissão de Direitos Humanos, como prevê a lei. Dessas 215, exatas 110 cumpriram a exigência, mas não viraram projeto, demonstrando que o espaço para “Ideias Legislativas” no Senado é só uma jogada de marketing. Outras sugestões têm apoio, com análise prevista no regimento do Senado, mas estão na gaveta desde 2016.

Isso não!

Atraiu apoio de 93.117 brasileiros, mas foi para a gaveta, a ideia de afastar do serviço público político condenado a mais de 1 ano de cadeia. A ideia de extinguir a estabilidade no serviço público (Sugestão Nº 5 de 2020) obteve 28.382 apoios, mas desde março de 2020 está na gaveta.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.