PENEIRA FINA – 25.04.23

Sancionada lei que garante acompanhantes para mulheres nos serviços de saúde

O prefeito de Catanduva, Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB), sancionou, na última semana, projeto de lei de autoria do presidente da Câmara Municipal, Marquinhos Ferreira (PT), que garante às mulheres o direito a levarem acompanhantes a procedimentos de saúde que envolvam sedação ou exposição total ou parcial do corpo. A iniciativa havia sido aprovada por unanimidade pelos demais vereadores, há algumas semanas. O objetivo da iniciativa, segundo o parlamentar autor da lei, é proteger as pacientes contra eventuais abusos sexuais.

Casos recentes

Na justificativa do projeto, ele mencionou recente caso ocorrido no Rio de Janeiro, em que um anestesista foi filmado enquanto abusava sexualmente de uma paciente, que estava em trabalho de parto. O caso chocou a opinião pública. Aliás, no último fim de semana um episódio parecido ocasionou grande comoção. Um dentista do Rio Grande do Sul foi flagrado abusando de uma paciente, durante um procedimento em seu consultório. O fato foi exibido pela mídia nacional, gerando muita revolta. Nesse caso, o crime só foi descoberto porque a vítima tomou a iniciativa de filmar às escondidas o abuso praticado pelo profissional de saúde.

Brasília

Nesta semana, o vereador Alan Automóveis (PP), vice-presidente da Câmara Municipal de Catanduva, encontra-se em Brasília. A tendência é que essa peregrinação à Capital Federal renda notícias interessantes, relativas a emendas parlamentares para a cidade. Em breve o vereador deverá anunciar as novidades.

Infraestrutura

Dias atrás, vereadores cobraram publicamente o prefeito Padre Osvaldo, por conta dos problemas de infraestrutura existentes no bairro Raul de Carvalho. Ontem, o chefe do Executivo compartilhou em suas redes sociais vídeo de maquinário trabalhando no bairro, que é um dos poucos em Catanduva a não ter asfalto ou rede de esgoto.

Frente Parlamentar

Algumas edições atrás, informamos aqui sobre a enorme quantidade de frentes parlamentares criadas pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A catanduvense Beth Sahão (PT) também tem uma para chamar de sua. É a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas e Institutos de Pesquisa. Em sua última passagem pela casa de leis, deputada já havia liderado essa frente.

Casa Pet

A vereadora Ivânia Soldati (Republicanos) compartilhou em suas redes imagens da maquete da Casa Pet, serviço que funcionará no Parque Iracema e será dedicado aos cuidados de animais de estimação. A parlamentar agradeceu Padre Osvaldo pela construção dessa obra. A instalação de um pronto atendimento gratuito para bichos é uma antiga reivindicação não apenas de protetores, mas das famílias de um modo geral, especialmente as de baixa renda, que não conseguem, muitas vezes, arcar com os custos elevados do tratamento de seus pets. As imagens do futuro local de atendimento chamam a atenção. Porém, ainda não está claro como esse serviço funcionará nem como será custeado.

Homenagem

A Câmara Municipal de Catanduva irá entregar, no próximo dia 4 de maio, a medalha “Esportista Destaque” a Gilberto Bertini, que, por décadas, teve forte atuação no futebol amador da cidade. O decreto-legislativo que homenageia o comerciante é de autoria de Marquinhos Ferreira. A cerimônia, que será aberta ao público, terá início às 19h30 e será transmitida pelas redes sociais do Legislativo.

Troféu

O Recanto Monsenhor Albino, da Fundação Padre Albino, foi a entidade vencedora do Troféu 14 de Abril, no ano rotário 2022-2023. A votação realizada pela internet pelo Rotary Club de Catanduva 14 de Abril envolveu disputa entre 35 entidades do Terceiro Setor da cidade. A instituição vencedora acolhe, atualmente, 29 idosos. Em segundo lugar apareceu o projeto Corujas do Bem e, em terceiro, o Programa Beneficente Criança Cidadão do Futuro.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.