PENEIRA FINA – 25/03/2022
ABONO
Depois de guardar segredo, e manter as propostas para a assembleia guardada a sete chaves, o Simcat - Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Catanduva realizou a reunião com os funcionários municipais na última quarta-feira à noite. Cerca de 250 pessoas compareceram ao local para analisar, discutir e votar a proposta apresentada, que foi aprovada pela maioria. Quando todos estavam esperando um índice de reajuste, eis que surge a palavra abono e o valor de R$ 400 por um período de três meses, enquanto o Governo Municipal realiza estudos de ajustes e reclassificação de níveis.
REESTRUTURAÇÃO
No documento apresentado pela Prefeitura, foi pedido “quanto a recomposição salarial, um prazo para que a Administração possa realizar estudos de reestruturação de níveis do Quadro de Servidores municipais, de aplicação do percentual do dissídio e de incorporação das gratificações existentes em diversos setores e órgãos da Administração Pública municipal”. A Prefeitura solicitou cerca de 90 dias para “simular nova Folha de Pagamento, elaborar os levantamentos administrativos e realizar todas as alterações legais”.
NÍVEIS MENORES
Na assembleia, além do comandante da Guarda Civil Municipal, Claudio Pereira, apenas o secretário de Administração, Richard Casal, estava representando o prefeito. Segundo Casal, a Restruturação Geral do Quadro dos Servidores irá atingir do nível 1 ao 8, o que representa cerca de 75% dos funcionários. “Se a prefeitura concedesse 11% de aumento para todos, teríamos um aporte de 17 milhões e 700 mil reais a mais, por ano. Com a restruturação, vamos socializar o dinheiro com os níveis menores”, disse Richard.
PARA APOSENTADOS
Questionado o porque do prazo de três meses, Casal salientou que o dissídio envolve leis e cálculos e que o abono será válido pelo período até que se apresente a proposta definitiva de reestruturação. “Vale ressaltar que o abono será extensivo aos aposentados com paridade”, disse o secretário.
ABONO DE PERMANÊNCIA
Sobre a incorporação da gratificação do Fundeb e o abono de permanência, a Administração municipal informou ser inviável, devido aos custos que geraria aos cofres municipais.
BATE-BOCA
E lógico que tivemos atritos na assembleia do Simcat. Nem tudo foram flores. O servidor municipal Emerson Aparício, integrante do Conselho Municipal de Previdência (Comprev), do IPMC – Instituto de Previdência dos Municipiarios de Catanduva, ao fazer uso da palavra, acabou tendo um ríspida discussão com o presidente do sindicato, Roberto José de Souza, que chegou a retirar o microfone da mão do servidor. E em outro momento da reunião, teve até sindicalista fazendo confissão pública, dizendo que não votou em Padre Osvaldo (PSDB)...
AUXÍLIO SAÚDE
Outro ponto nevrálgico das propostas foi relativo ao plano de saúde. A Prefeitura informou da existência de um inquérito civil público que está tramitando junto à Promotoria do Estado, que analisa a constitucionalidade e legalidade do município pagar diretamente o plano dos servidores. Diz o documento que será realizado “um estudo preliminar para determinar a maneira de repasse, possivelmente na forma de gratificação, com criação do auxílio saúde, que será creditada na conta do servidor, para que ele possa, de forma livre, optar ou não pela manutenção do plano de saúde, sem interferência direta do Executivo”.
OPÇÃO
Com essa opção, de poder escolher entre o dinheiro ou o plano de saúde, é certo que com a situação financeira que muitos se encontram hoje, não será difícil descobrir qual vai ser a escolha. O pensamento que “qualquer dinheiro a mais é bem-vindo” fará com que uma parte do funcionalismo municipal fique sem o plano de saúde e comece a usar, como alternativa, o Sistema Único de Saúde, o conhecido SUS.
SHOW
Hoje, logo mais às 22 horas, será realizado um super jantar-show, com duas atrações no Clube de Tênis Catanduva: os “inoxidáveis” Matogrosso e Matias e, em seguida, Clayton e Romário. Os portões serão abertos às 21h30. Convites para pista e últimas mesas podem ser adquiridos na secretaria do clube. Mais informações pelo fone (17) 3524-9300. E não esqueça: é obrigatória a apresentação do esquema vacinal completo (carteira de vacinação ou aplicativo Conecte Sus).
A FRASE
“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.” (Ruy Barbosa (1849 -1923) político, diplomata, advogado e jurista brasileiro)
Autor
Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.