PENEIRA FINA - 25.02.25

Decisão do STF coloca Guarda Municipal e Crippa em sintonia

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou que é constitucional o policiamento ostensivo realizado pelas Guardas Municipais, que podem realizar o patrulhamento ostensivo e atuar de forma preventiva. Elas não têm autorização para exercer funções típicas da polícia judiciária, como a investigação de crimes. A decisão motivou postagem pela Prefeitura de Catanduva nas redes sociais e, de imediato, levou o presidente da Câmara de Catanduva, Marcos Crippa (PL), a propor a transformação da Guarda Civil Municipal em Polícia Municipal. A ideia consta em requerimento endereçado ao prefeito Padre Osvaldo (PL), que precisaria solicitar a mudança via projeto de lei. O pleito de Crippa já tramita na Câmara e deverá ser discutido e votado em breve.

Dia Delas

A Prefeitura de Catanduva confirmou a programação do Dia Delas – Especial Dia das Mulheres, que acontecerá em 8 de março, na Praça da Matriz. As atividades serão das 8h30 às 12 horas, com palestras com o mastologista Eduardo Malaquias Chagas, que falará sobre exames de rastreamento, às 9h10, e com a endocrinologista Roberta Hernandes Peres Esteves, às 9h45, que abordará a menopausa. Também vai ter show com Quesia Neves às 10h30.

Tem mais

A programação do Dia Delas terá tendas com diversos serviços gratuitos e orientações para as mulheres, tendo como foco a saúde e bem-estar; cuidados com o corpo e pele; estética e beleza.

Dengue

Continua a nebulização noturna contra a dengue. Repetindo o trajeto de ontem, esta noite o serviço será feito nos bairros Vila Jorge, Vila Bela, Lunardelli, Jardim Caparroz, Jardim Salles, Tarraf, Altos do Higienópolis, Residencial Maria Peres Faria e Vivenda 7 de Setembro. O carro com o inseticida passará pelos bairros entre 18 e 23 horas e a orientação é que os moradores mantenham portas e janelas abertas e coloquem animais domésticos em cômodos fechados.

Buracos

Cresce a reclamação dos catanduvenses diante do aumento do número de buracos pelas ruas. Nas redes sociais do jornal, do prefeito Padre Osvaldo e da própria prefeitura, o tema é recorrente. Ontem um leitor fez críticas à situação da rua Novais: “Da avenida Jales até a rua Ourinhos está um caos e ninguém faz nada”, reclamou ele. “Alguém precisa cobrar a prefeitura.”

Exportações

A Prefeitura de Catanduva está incentivando a participação de empresários locais em capacitação oferecida pelo Exporta SP direcionada a micro, pequenas e médias empresas, startups e produtores rurais que desejam ingressar no comércio internacional. São apenas 150 vagas disponíveis e as inscrições vão até 10 de março a partir do link bit.ly/venhaexportar.

Carnaval

A Polícia Militar reunirá órgãos de imprensa nesta terça-feira, 25, para repassar orientações de segurança para o Carnaval 2025. A atividade será feita em Catanduva, São José do Rio Preto, Mirassol e Fernandópolis. Marcaremos presença.

Cidadania Itinerante

A van do projeto Cidadania Itinerante, da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), atenderá a população de Palmares Paulista, nesta terça e quarta-feira. Entre os serviços disponíveis estarão emissão da 1ª e 2ª via do RG e CNH, consulta Serasa, elaboração de currículo, entrada no seguro-desemprego, orientações do Procon e Defensoria Pública, registro de boletim de ocorrência, entre outros. Serão distribuídas 100 senhas por dia, em ordem de chegada, com término uma hora antes do horário previsto para o final dos atendimentos. Nesta terça a unidade móvel estará na Praça da Matriz e, amanhã, na Praça dos Saberes.

Exoneração

A Prefeitura de São José do Rio Preto informou que o vice-prefeito Fábio Marcondes (PL) solicitou afastamento e foi exonerado do cargo de secretário de Obras, nesta segunda-feira, 24. Ele é acusado de racismo, pois teria chamado um segurança do Palmeiras de “macaco”, durante o jogo entre Palmeiras e Mirassol, no domingo, 23, no estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol, pelo Paulistão. O caso foi registrado como injúria racial e está sendo investigado. A nota oficial da Prefeitura de Rio Preto repudiou os atos de Marcondes e lamentou o ocorrido.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.