PENEIRA FINA - 25.02.24

SP fará grande mobilização contra a dengue no dia 1º de março

O Governo de SP realizou na sexta-feira, 23, mais uma reunião do Centro de Operações de Emergências (COE) e definiu as próximas medidas de combate à dengue e outras arboviroses, como zika e chikungunya. No próximo dia 1º de março ocorrerá grande mobilização contra o Aedes aegypti em todo o Estado. Além disso, o Exército brasileiro passa a fazer parte do grupo do COE para as ações de combate ao vetor das doenças. O "Dia D de Mobilização Estadual" contra a dengue contará com atividades em todas as regiões, envolvendo ativamente os 645 municípios. A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria da Educação, promoverá iniciativas especiais nas escolas, enquanto a Defesa Civil mobilizará as equipes para intensificar a orientação à população e reforçar as ações de combate nas residências.

Vereança

A Justiça Eleitoral determina que 6 de abril é o prazo máximo para quem ocupa cargo de confiança desocupar a cadeira. Na Prefeitura de Catanduva, servidores já estão fazendo suas apostas de que, além de Caio Fordiani, que anunciou que vai se desligar do cargo de coordenador de Comunicação ao final do mês, outros dois nomes devem pedir exoneração.

São eles

Os pretensos pré-candidatos seriam Alcides Franco, diretor de Meio Ambiente, e Manoel Gol de Ouro, assessor no setor esportivo. O trio, incluindo Caio, está filiado ao PL de Padre Osvaldo.

Pedir não custa

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Braz, apostou no contato corpo a corpo com o senador Astronauta Marcos Pontes (PL) para pleitear auxílio para implantação de uma incubadora tecnológica no município. A ideia, como mostra a reportagem ao lado, é utilizar antigo barracão da Fepasa, situado na rua São Paulo, que foi cedido ao município até 2039.

Sem explicações

As prefeituras de Catanduva, Mirassol e Bady Bassitt desistiram de implantar a Casa-Abrigo para mulheres vítimas de violência e alegaram falta de recursos estaduais, nos próximos anos, para manter o serviço. O Governo do Estado, por sua vez, rebateu e garantiu que o repasse seria continuado. Cobramos os dois lados, mas a história ficou nisso mesmo, na troca de acusações.

Tema delicado

O Ministério da Saúde estabeleceu em R$ 2.824 o incentivo financeiro federal para custeio mensal de agentes comunitários de saúde (ACS) e de agentes de vigilância em saúde com ênfase no combate às endemias (ACE), em 2024. A correção é retroativa a janeiro e o valor garante o piso da categoria de dois salários mínimos. A categoria não deve demorar a pleitear o reajuste.

Visita especial

Os acolhidos do Centro Dia da Pessoa Idosa realizaram atividade inusitada, proposta pela equipe da unidade, pertencente à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. Eles visitaram o Centro de Educação Ambiental e o Zoológico Municipal, onde aprenderam sobre a alimentação das espécies e viram animais taxidermizados. No Zoo, tiveram contato direto com a natureza.

Sem ônibus

A linha de ônibus entre Catanduva e Novo Horizonte deve ser paralisada, mais uma vez, a partir de 4 de março. Segundo a Expresso Itamarati, responsável pela concessão, a receita com as passagens dos usuários não supre os custos operacionais para realização das viagens diárias. O serviço estava funcionando em período de teste de 60 dias, justamente para avaliar a viabilidade da linha, que estava suspensa desde a pandemia. Em 44 dias de operação, foram transportados 934 passageiros, incluindo pagantes isentos. Foram, em média, 10 passageiros por viagem.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.