PENEIRA FINA - 24.12.23

Unidade de Captação Barro Preto enfim reforça produção de água

A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva - Saec conta agora com mais um poço em operação. Trata-se da Unidade de Captação Barro Preto, denominada UC-5, que fica localizada no Parque José Cury e explora o aquífero Guarani, produzindo 280 mil litros por hora. O teste de vazão foi realizado no mês passado e, de lá pra cá, a nova estrutura está em funcionamento. O espaço foi apresentado pelo superintendente da Saec, Marco Machado, na sexta-feira, 22, ao prefeito Padre Osvaldo (PL) e ao vice-prefeito Cláudio Romagnolli (PSDB). O sistema possui três redes adutoras que são responsáveis por enviar água pra outras três grandes Unidades de Reservação e distribuição de água: Distrito Industrial III, Del Rey e Parque José Cury.

Vale lembrar

A perfuração da UC-5 começou em 2016, na gestão do ex-prefeito Geraldo Vinholi, com investimento inicial de R$ 2 milhões. A previsão divulgada na época era de que a unidade seria capaz de atender diretamente mais de 20 mil pessoas em vários bairros.

Curtir a família

A coleta de lixo domiciliar será realizada normalmente nos dias 24 e 31 de dezembro. Nos feriados de Natal, 25, e de Ano Novo, 1º de janeiro, o serviço estará suspenso. A interrupção tem motivo especial: os trabalhadores estarão de folga para curtir a data em família.

Usina Catanduva

O prefeito Joamir Barboza (PTB), de Ariranha, enalteceu a geração de empregos e renda para a população e a elevação das receitas, taxas e impostos para o município como os benefícios que serão proporcionados pela reabertura da Usina Catanduva, do Grupo Virgolino de Oliveira, em março de 2024. Apesar da referência à Cidade Feitiço, a unidade industrial fica em Ariranha.

Usina Itajobi

O prefeito Márcio Perpétuo Augusto (PSDB), de Marapoama, onde está a Usina Itajobi, frisou que a empresa é grande parceira do município e contribui com o desenvolvimento da região com geração de empregos, impostos e fomento à prestação de serviços e aos produtores rurais. A companhia firmou acordo com a Usina Catanduva para moer cana em conjunto em 2024.

Polêmica em Tabapuã

Professores municipais estão indignados com o atraso no pagamento do 13º salário por parte da Prefeitura de Tabapuã. Vários deles entraram em contato com a reportagem para afirmar que a administração mente ao alegar ter adequado o piso salarial nacional da categoria. “Estamos com salários defasados desde fevereiro de 2023, fato que nos obrigou a entrar com recurso.”

Subsídio aumentou

A insatisfação dos professores é ainda maior porque, no mês passado, a Câmara de Tabapuã aprovou aumento dos subsídios do prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários municipais, além da criação do 13º salário para esses agentes políticos. Em todos os casos, o índice de reajuste no ganho mensal foi de cerca de 43%. As mudanças valerão a partir de 2025.

Sarjetão

Líder de bairro na região do Parque Glória V, Ricardo Tadeu vem pleiteando a construção de um sarjetão na rua Massapê, bem atrás da escola municipal Mário Juliano Pozzetti, com a intenção de reduzir a velocidade da água na via. O pedido foi apresentado ao vereador Marquinhos Ferreira (PT), que encaminhou a demanda o prefeito Padre Osvaldo (PL) para providências.

Rua Birigui

Mas o problema mais delicado que vem sendo abordado por Ricardo Tadeu está no prolongamento da rua Birigui, em trecho que não possui pavimentação, nem calçadas. Os moradores teriam recuado seus próprios terrenos cerca de 1 metro para criar um passeio público, de forma que os veículos não passem rente aos muros. Eles afirmam que pagam IPTU, taxa de iluminação e taxa de coleta de lixo, mas não têm acesso ao serviço.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.