PENEIRA FINA – 24.10.23

Reabertura da antiga Usina Catanduva surpreende

A Companhia Virgolino de Oliveira foi fundada em 1921, quando sua primeira unidade iniciou as atividades, a Usina Nossa Senhora Aparecida, em Itapira. No ano de 1970, o grupo adquiriu a Usina Catanduva, situada em Ariranha, que iniciou as suas operações em 1952 e chegou a ser a maior da região. A empresa fechou suas portas em maio do ano passado, como desfecho de uma crise que se arrastava desde 2014 e em meio à recuperação judicial iniciada em 2021. Mais recentemente, surgiram conversas de que a usina poderia retomar suas atividades, inclusive sob comando de outro grupo empresarial. A reunião realizada na sexta-feira, 20, a pedido da atual presidente do Grupo VO, Carmem Aparecida Ruete de Oliveira, comprovou que a possibilidade de reabertura da empresa é real, sob a mesma bandeira, para surpresa de muita gente.

E o passivo?

Quem ainda não recebeu o que tem como direito do caminhão de dívidas deixadas pela Usina Virgolino de Oliveira certamente ficará indignado com a notícia da possível reabertura, sem que os erros do passado tenham sido devidamente passados a limpo. Mas toda a questão tramita no Judiciário, sendo preciso confiar nas instituições e que os valores devidos serão pagos.

Economicamente

Nesse aspecto, a notícia da reabertura de uma usina na região é favorável para movimentar as engrenagens e gerar empregos. É bem provável que, logo de cara, ocorra injeção robusta de valores no mercado para aquisição de matéria-prima e, claro, contratação de pessoal.

Falando nisso

A Prefeitura de Catanduva celebrou o resultado do concurso realizado no domingo, 22, em que quase 3 mil pessoas transitaram pela cidade para prestar provas. Muitas delas, vindas da região, consumiram em restaurantes, padarias e no Garden Shopping, para a felicidade dos empresários.

O que vem por aí

Em plena Semana da Diversidade, que prossegue até a próxima sexta-feira, 27, a Secretaria de Cultura de Catanduva confirmou a realização da Semana da Consciência Negra para o período de 13 a 20 de novembro. Falando em evento, chegou ao fim ontem à noite o 1º Festival Gastronômico, com apresentação de resultados e ganhadores e show de Kelly e Marcos.

Atendimento

O IFSP- Instituto Federal de São Paulo oferecerá em novembro um curso de capacitação gratuito para quem busca recolocação profissional. O tema será “Atendimento ao cliente, técnicas de vendas e fidelização” e as inscrições devem ser feitas até 31 de outubro pelo QR Code disponível na arte do curso, no Instagram @ifspcatanduva. As aulas serão nos dias 1º, 8, 22 e 29, das 19 às 22 horas, no campus do IFSP de Catanduva. Há 40 vagas disponíveis.

Mesma data

O dia 31 de outubro também marca o encerramento das inscrições do curso de mecânica de motos do programa Qualifica SP - Novo Emprego. Os interessados precisam acessar o site cursosprofissionalizantes.sp.gov.br. As aulas têm previsão de início para 13 de novembro.

Ampliações

Diretores da Funfarme, de Rio Preto, reuniram-se no sábado, 21, com o deputado federal Luiz Carlos Motta e o deputado estadual Valdomiro Lopes para apresentar projetos de ampliações de atendimento de alta complexidade para 2024. A instituição é mantenedora do Hospital de Base e do Hospital da Criança e Maternidade. Segundo declarou o diretor executivo da Funfarme, Jorge Fares, os desafios crescentes na saúde exigem apoio político de grande magnitude.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.