PENEIRA FINA – 24.05.23

Pressão popular sobre vereadores esfriou

Poucas pessoas compareceram à Câmara de Catanduva, ontem, para protestar contra o aumento do número de cadeiras do Legislativo e dos salários dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. Foi a segunda sessão ordinária da Casa, depois daquela de 9 de maio, quando os aumentos foram aprovados a toque de caixa. Durante a tarde, um grupo reuniu-se com o bispo Dom Valdir Mamede em busca de apoio para o movimento popular. O religioso teria prometido se inteirar das tratativas entre os dois poderes e falar com o prefeito Padre Osvaldo – que, aliás, ainda não se manifestou se vai sancionar ou vetar os aumentos salariais.

No Judiciário

Enquanto isso, pelo menos três ações judiciais estão em andamento contra o aumento do número de cadeiras na Câmara. Uma ação popular, outra encabeçada por dois partidos políticos, o MDB e PP e, a terceira, ajuizada pela Associação Comercial e Empresarial, a ACE.

Cafezinho

O deputado federal Ricardo Salles, ex-ministro de Bolsonaro, e o deputado estadual Lucas Bove estarão no anfiteatro da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva, no próximo sábado, dia 27. O evento leva o nome de “Café com Ricardo Salles” e é tratado como uma visita de agradecimento dos parlamentares à população. O encontro será às 9h30.

Planejamento

A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva – Saec homologou o resultado da Tomada de Preços vencida pela Novaes Engenharia e Construções no valor de R$ 1,1 milhão. A empresa será responsável pela revisão, atualização e complementação do Plano Diretor de Abastecimento de Água e de coleta e afastamento esgotos; pela elaboração do Plano Diretor de macro e micro drenagem urbana; e, ainda, pela elaboração de projetos técnicos básicos.

Falando nisso

Já que o assunto é saneamento, os serviços de água e esgoto em Olímpia sairão das mãos do Departamento de Água e Esgoto, o Daemo, e passarão para a Sabesp. A estatal paulista venceu a concorrência pública realizada pelo município e assumirá a concessão por 30 anos. A outorga ofertada foi de R$ 148 milhões, superando as dos concorrentes. O valor não leva em conta os investimentos previstos. Atualmente, a Sabesp atende 375 municípios de São Paulo.

Confirmou

Padre Osvaldo confirmou ao jornal O Regional sua filiação ao PL com áudio encaminhado na manhã de ontem. Ao longo do dia, circulou pelas redes sociais um vídeo gravado por ele com conteúdo semelhante, em que ele enaltece o lema e os princípios do partido. Afirmou que o processo ocorreu “de forma muito natural” e que várias pessoas ajudaram na articulação.

Nomes

O prefeito cita Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, e o deputado estadual André do Prado, que atualmente preside a Assembleia Legislativa de São Paulo, mas não faz qualquer referência a Marco Vinholi, que teria sido o grande responsável pelo desfecho político.

Acompanhadas

Foi sancionado pelo prefeito Padre Osvaldo o projeto de lei de autoria do vereador Marquinhos Ferreira (PT) que garante às mulheres o direito de levarem um acompanhante durante atendimentos médicos que envolvam sedação ou exposição total ou parcial do corpo. A medida visa prevenir casos de abusos. Clínicas, consultórios, hospitais e laboratórios deverão admitir a presença dos acompanhantes e manter em local visível avisos sobre o direito garantido por lei.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.