PENEIRA FINA – 24.04.24
Servidores do Instituto Federal fazem assembleia sobre greve hoje
Após a mesa de negociação entre o governo Lula (PT) com professores e técnicos administrativos que atuam nas universidades e institutos federais de ensino, na sexta-feira 19, os profissionais mantiveram a greve. O motivo é a falta de previsão de reajuste salarial neste ano, motivado, segundo o governo, pela falta de espaço no orçamento. Enquanto o movimento pleiteia 22% em três parcelas de 7,06%, em 2024, 2025 e 2026, o governo ofereceu 9% a partir do ano que vem. Em Catanduva, os servidores do Instituto Federal, que aderiram à paralisação nacional, realizam assembleia nesta quarta-feira, às 14 horas, para discutir os rumos do movimento na cidade.
Programação
O Comando de Greve do Instituto Federal de Catanduva elaborou um calendário de ações que estão sendo feitas por professores e servidores da instituição. Esta semana, foi realizada reunião com pais e responsáveis dos estudantes, na segunda-feira, 22, e hoje tem atividade de manejo da agrofloresta, às 9 horas, seguida por Oficina do Napne - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, que tratará sobre o autismo, às 10h30.
Empreendendo
A Secretaria de Desenvolvimento e o Sebrae estão dando continuidade ao cronograma de ações do programa Catanduva Empreendedora. A próxima atividade será no dia 30 de abril, às 19 horas, no Centro de Convenções, com a palestra “Seja um Líder de Sucesso: Liderança e Gestão de Equipes de Alta Performance”. É obrigatório ter CNPJ do tipo MEI, ME ou EPP para participar.
Primeiro emprego
O programa Meu Primeiro Emprego, desenvolvido pelo Qualifica SP, encerra hoje as inscrições para cursos de qualificação profissional que visam proporcionar a primeira oportunidade de trabalho para jovens de São Paulo. Se você tem entre 16 e 24 anos, pode acessar o site www.qualificasp.sp.gov.br/home e garantir uma vaga. Atenção: o prazo termina hoje, 24 de abril.
Banner eleitoral
Moradores do Higienópolis flagraram um banner eleitoral da deputada estadual Beth Sahão (PT), que é pré-candidata a prefeita, exposto em um cavalete na calçada, na esquina das ruas 7 de Setembro e Municipal. Questionada sobre a possível irregularidade, ela afirmou que tal ato não tem relação com ela ou seu gabinete. “Ninguém está autorizado por mim a realizar qualquer manifestação pública neste sentido, uma vez que sempre pautei minhas condutas pelas legislações vigentes e nunca, sob nenhuma circunstância, as transgredi”, afirmou. Registrado.
Audiência
A Assembleia Legislativa de São Paulo desembarca no município de Olímpia, na quinta-feira, 25, para a realização de mais uma audiência pública do orçamento estadual para 2025. O encontro está marcado para às 18 horas, na Câmara Municipal. Entre os meses de março e maio, os integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp viajarão 25 cidades paulistas para consultar, direto com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas. Catanduva, este ano, não está na lista de destinos do grupo.
Cassado de novo
Pela segunda vez em menos de 20 dias, o prefeito de Birigui, Leandro Maffeis (Republicanos), foi cassado após denúncia de uso de placas oficiais no carro pessoal da primeira-dama. No caso anterior, a suspeita é que ele teria cometido irregularidades na aquisição de combustíveis. O uso irregular da placa teria ocorrido em janeiro do ano passado. O prefeito recorrerá da decisão.
Autor