PENEIRA FINA – 24/03/2022

SEM PRONOME
Na sessão da última terça-feira, o vereador e presidente da Câmara, Gleison Begalli (PDT), ao usar a tribuna, estava ‘bravo’ e “soltou o verbo” contra o prefeito Padre Osvaldo (PSDB). Ao citar o chefe do Executivo, Gleison disse que não iria usar o pronome padre, “pois o que vivenciei hoje não condiz com uma figura nessa posição.”. O edil ainda destacou que precisava entender o que um padre representa na sociedade. “Ele representa aquele que é próximo as pessoas. Ele é como se fosse o Jesus dentro de nossa coletividade, aquele que se aproxima das pessoas, aquele que auxilia, que andou no meio do povo, aquele que salvou. O padre é aquela pessoa, que quem professa a sua fé se inspira”.
 
ABAIXO-ASSINADO
Continuando seu discurso, o vereador Gleison ainda explicou as funções de prefeito. “Hoje o que eu vivenciei junto com uma munícipe, foi algo que contradiz todos esses preceitos, por parte do nosso Osvaldo, da pessoa Osvaldo.” O presidente do Legislativo, disse que há 10 dias estava procurando o prefeito, em um contato direto, em torno do problema gerado na Unidade de Saúde da Família Isabel Ettruri. Begalli estava acompanhando uma munícipe, na tentativa de entregar uma cópia do abaixo-assinado com 1.196 assinaturas e receber alguma explicação sobre a situação.
 
CHÁ DE CADEIRA
Na tarde do dia 22, o prefeito estava em uma reunião no Recinto de Exposições. Gleison foi até o local, pedindo apenas cinco minutos de atenção, e esperou por mais de meia hora junto à moradora do Parque Flamingo, porém o prefeito da cidade, que estava a 30 metros de distância, não os atendeu. “O prefeito se nega a atender a munícipe”, destacou o edil que, na tribuna, declarou ter ficado transtornado com a situação. “Uma das situações mais difíceis enfrentadas, pelo descaso, pelo desrespeito, pela situação vexatória que ele impôs, em uma coisa que era tão simples de atender.”
 
RECADO
Ao terminar seu desabafo na tribuna Carlos Machado, o parlamentar ainda enviou um recado ao prefeito: “Então, senhor Osvaldo, vamos fazer uma reflexão de como as coisas estão sendo conduzidas. Estou dizendo na situação de atender a população, ou qualquer munícipe que estava aguardando uma simples atenção, uma simples menção e também atender ao vereador que estava junto, lutando pelas pessoas”. Será que ainda podemos dizer que isso seria o conhecido “Fogo Amigo”????
 
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
O secretário de Administração, Richard Casal, um dos leitores assíduos da Peneira Fina, entrou em contato com a coluna para parabenizar a redação do Jornal O Regional e fazer destaque sobre a matéria publicada ontem com o título: “Projeto da Prefeitura define teto para aposentadorias e pensões dos servidores municipais”. Richard salientou que o projeto, que foi lido na última sessão da Câmara e deve tramitar na próxima semana, caso venha a ser aprovado, será válido apenas para os novos servidores que assumirem seus cargos após a data de aprovação da lei.
 
APENAS AOS NOVOS SERVIDORES
O projeto de lei complementar apresenta a proposta que o valor dos benefícios de aposentadoria e pensão devido aos servidores municipais pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), leia-se IPMC - Instituto de Previdência dos Municipiários de Catanduva, não poderá superar o limite máximo pago pelo Regime Geral de Previdência Social, o INSS, cujo teto atualmente é de R$ 7.087,22. Segundo Casal, “o regime previdenciário complementar está atrelado apenas a novos funcionários municipais que tomarem posse após a aprovação da lei. A proposta não irá alcançar os atuais servidores, os quais terão a “opção” de migrar para o Regime de Previdência Complementar”. Tá registrado.
 
FÁCIL
O projeto de lei complementar nº 005/22, que instituí no âmbito do Município de Catanduva o Regime de Previdência Complementar - RPC, deverá ser aprovado com facilidade pelos vereadores.
 
TROCANDO APOIO
O deputado federal Marcos Pereira, presidente do partido Republicanos, diz que ficou distante a possibilidade de o partido apoiar a candidatura ao governo de Rodrigo Garcia (PSDB), após ele ter fechado com o apresentador José Luiz Datena para o Senado. “Garcia nem deu chance para a gente se posicionar, já foi anunciando o Datena. Então estamos conversando com o outro lado", diz, em referência a Tarcísio Freitas, ministro da Infraestrutura, que deve ser o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.
 
PALANQUE
O PDT lançará o ex-prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, como candidato ao governo de São Paulo. Com isso, o presidenciável Ciro Gomes terá um palanque no estado. Fernando Haddad (PT) e Márcio França (PSB), no entanto, ainda alimentam esperança de contar com o partido em suas respectivas coligações. Cezar está de saída do PSDB e hoje deve se filiar ao PDT.
 
A FRASE
“O homem ama naturalmente a verdade e o bem, e deles só se aparta quando as paixões o arrastam e extraviam. Que não seja imortal (posto que é chama) Mas que seja infinito enquanto dure.” (Vinicius de Moraes (1913-1980) poeta, compositor, dramaturgo, jornalista, roteirista e diplomata brasileiro)

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.