PENEIRA FINA – 23.12.22

Tucanos de fora do novo governo de São Paulo

A adesão tardia de Rodrigo Garcia e do PSDB de São Paulo à candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao governo de São Paulo não está rendendo muitos dividendos políticos aos tucanos, que estão ficando de fora dos principais cargos de primeiro escalão no estado. Muita gente acreditava que, em retribuição ao apoio de Rodrigo (que terminou o primeiro turno na terceira colocação), o novo governador pudesse contemplar o PSDB com cargos. Mas não é o que se observa, pelo menos por enquanto.

Região

Até o momento, Tarcísio tem procurado ou privilegiar nomes técnicos ou então figuras que já estavam próximas à sua candidatura no primeiro turno. Dessa forma, por exemplo, a Coronel Helena, de Rio Preto, foi brindada com a Secretaria Estadual de Esportes, por ser filiada ao Republicanos, partido do novo governador. Ela tem sido vista como uma das apostas da direita em nossa região, mas, por ora, não deslanchou. Além de ter sido derrotada na disputa pela Prefeitura de Rio Preto, em 2020, neste ano ela ficou apenas com a suplência na eleição para deputada estadual.

Kassab é o vencedor

A composição do novo secretariado vai mostrando a força de Gilberto Kassab, um dos principais arquitetos da vitoriosa candidatura de Tarcísio ao Palácio dos Bandeirantes. Muita gente acreditava, por exemplo, que a Secretaria Estadual de Habitação iria para o grupo ligado a Rodrigo Garcia, que, nos últimos anos, vinha dando as cartas nessa área. No fim das contas, porém, o escolhido para o cargo é Marcelo Branco, um quadro técnico, mas que tem ligação muito próxima a Kassab e o PSD.

CDHU

Por enquanto, ainda não se sabe qual será o destino da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), que estava na cota de Rodrigo Garcia, abrigando inclusive nomes da região, como o ex-prefeito de Santa Adélia, Marcelo Hercolin, derrotado na disputa para deputado federal, na eleição deste ano.

Projetos ameaçados

O destino da CDHU é essencial para diversos projetos em andamento na região, especialmente os loteamentos que o prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) desenvolveu em parceria com o futuro ex-deputado estadual Marcos Zerbini (PSDB), via Associação Bom Pastor. Todos esses empreendimentos foram lançados, com a promessa de que CDHU e governo estadual iriam bancar a infraestrutura. Será que os planos vão se realizar?

Se bem que...

Suponhamos que o grupo de Rodrigo Garcia mantenha a influência na CDHU. Será que seguirá tratando Padre Osvaldo com tanta mesura? Vale lembrar que, na eleição de outubro, tanto o governador quanto seus candidatos a estadual e a federal tiveram votações péssimas na cidade. Se resolverem retribuir o trabalho realizado pelo sacerdote, não será nada boa a relação.

Vinholi

A nova configuração do governo estadual vai deixando clara, também, a derrocada da família Vinholi no poder. Nas últimas décadas, eles sempre contaram com boa interlocução no Palácio dos Bandeirantes, especialmente depois da ascensão de João Doria Júnior, garantindo espaço para que Marco Vinholi pudesse articular e construir alianças. Na última eleição, em vez de sair candidato a deputado, Marco optou por permanecer em um cargo no comando do Sebrae-SP. Será que ele e Geraldo serão capazes de reerguer seu capital político? O cenário aparenta ser desolador, mas nunca se sabe do dia de amanhã.

Luto

Com estas palavras, o presidente da subseção da OAB-SP em Catanduva, Nezio Leite, manifestou-se a respeito da morte do advogado Murillo Astêo Tricca: “Foi um valoroso advogado. Educação, serenidade, tranquilidade invejável. Colega de profissão, que merece muitos elogios. Fez justiça, pela e para a sociedade. Amigo dos advogados. Exemplo de advogado. Merece nosso respeito e nossas homenagens”. Aos amigos, familiares e admiradores do Dr. Murillo Tricca, nossos mais sinceros pesares.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.