PENEIRA FINA – 23.11.22

Nova atração turística no Parque do Aeroporto

O prefeito de Catanduva, Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB), publicou decreto, ontem, cedendo uma área de 240 metros quadrados, no Parque João Paulo II - também conhecido como Parque do Aeroporto -, para a Associação de Antigomobilistas da Região de Catanduva (Arca). Ao que tudo indica, o local abrigará uma nova atração turística na cidade.

Vagão

No decreto do prefeito, ficou estabelecido que a área cedida à entidade, próxima aos bolsões de estacionamento do parque, terá como finalidade abrigar um antigo vagão de passageiros, que fez parte do sistema ferroviário brasileiro.

Finalidade

De acordo com o decreto, o intuito é “preservar a memória ferroviária brasileira, mantendo a composição totalmente restaurada e em perfeitas condições de exposição e visitação, além de promover a localidade como ponto de encontros mensais e anuais de antigomobilistas, ficando vedadas quaisquer outras atividades no referido acervo”.

Uso interessante

Quem passa pela rua São Paulo, ao lado da linha férrea, deve ter notado o estado lastimável de vagões que integravam o sistema ferroviário, todos largados ao relento, apodrecendo dia após dia. Esse tipo de uso, proposto no decreto, garante uma destinação mais digna e útil ao patrimônio histórico, que foi adquirido com dinheiro do povo brasileiro.

Olha o trem

E por falar em ferrovia, a Rumo já definiu a data em que passará por Catanduva o trem decorado com iluminação natalina, que já se tornou uma tradição de fim de ano em muitas cidades cortadas pela linha férrea. A passagem do Trem de Natal será no dia 8 de dezembro, no período da noite. O horário da passagem por Catanduva ainda não está definido.

Outras cidades

Além de Catanduva, o Trem de Natal da concessionária Rumo passará por Pindorama, Santa Adélia, Catiguá, Uchoa, Cedral, o distrito de Engenheiro Schmitt e Rio Preto. A programação deve ser encerrada em Votuporanga.

Cenas inusitadas

Nas últimas passagens do Trem de Natal da Rumo, tivemos cenas inusitadas em Catanduva, a começar pela ocasião em que a passarela da rua São Paulo quase caiu, em dezembro de 2019, devido à enorme aglomeração de pessoas que tentavam avistar o expresso iluminado. No ano passado, foi a vez de o Trem de Natal ser aspergido com água benta e depois abençoado pelo prefeito Padre Osvaldo, devidamente paramentado com suas vestes sacerdotais. Vejamos o que o destino nos reserva, nessa nova passagem do expresso natalino. O fato é que essa vem a ser a única ocasião do ano em que os catanduvenses não se irritam com a passagem do trem pela cidade.

Conselho de Saúde

No próximo dia 30, o Conselho Municipal de Saúde de Catanduva terá uma agenda movimentada. O órgão, presidido pelo ex-vereador André Beck, fará reunião para analisar as contas da Secretaria Municipal de Saúde relativas a setembro. Mas este não é o único item da pauta.

Nova Catanduva

Nessa reunião também será analisada uma recomendação do Conselho de Saúde para que a prefeitura priorize a reforma da unidade de saúde do Nova Catanduva. De acordo com a publicação feita na Imprensa Oficial, a finalização da obra é necessária para que o local possa abrigar uma equipe já contratada pelo aditamento 16 do contrato de gestão dos postinhos, hoje sob responsabilidade da Associação Mahatma Gandhi.

Sem legado na Copa

Durante a eleição, os catanduvenses devem se lembrar de que uma imensa bandeira verde e amarela foi instalada sobre o prédio que abrigava o comitê do candidato a deputado federal Fábio Manzano (MDB). Em uma das entrevistas concedidas na época, o advogado demonstrava satisfação com a possibilidade de que o bandeirão pudesse ficar como legado para depois da eleição, fazendo parte da decoração de Catanduva para a Copa do Mundo. Ao que tudo indica, porém, o desejo não se concretizou. Quem passa pelas imediações da Câmara Municipal vai notar que a bandeira não está mais lá.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.