PENEIRA FINA – 23.08.23

Concessionária assume iluminação pública de Catanduva

Passados quase 5 meses desde a assinatura do contrato entre a Prefeitura de Catanduva e o consórcio FB Luz, a nova concessionária enfim iniciou os trabalhos de manutenção da iluminação pública do município. O serviço começou, anteontem, pela Vila Engrácia, com a substituição de lâmpadas convencionais por outras de tecnologia Led. É a chamada Parceria Público-Privada, a PPP, que foi muito comemorada pelo governo de Padre Osvaldo, sendo considerada a primeira desse modelo no interior paulista. Os estudos em torno do projeto se estenderam por quase dois anos. O objetivo da concessão, segundo a administração, é proporcionar eficiência e qualidade dos serviços, sem custo adicional ao cidadão, já que o custeio será feito com recursos da CIP, a contribuição já paga pela população. A empresa assumiu a manutenção dos pontos de iluminação, expansão de redes, atendimento à população, entre outros compromissos.

Valores em análise

Retomando a questão do repasse do auxílio financeiro federal para pagamento do piso salarial da enfermagem, os municípios da região continuam debruçados sobre os valores liberados, buscando entendimento. Os que receberam menos foram Elisiário e Novais, ambos na faixa de R$ 5 mil. Consultados, as administrações municipais afirmaram que vão rever os números.

Reunião em Novais

A Prefeitura de Novais afirmou que as informações prestadas pelo município ao Ministério da Saúde foram exatamente aquelas constantes do quadro de pessoal do segmento envolvido, em maio de 2023. “O município ainda não identificou claramente na composição do valor definido para Novais, que é de R$ 5.006, a quais profissionais se destina”, informou, em nota. Ontem, representantes da saúde, assessoria contábil e jurídica do Executivo e Legislativo reuniram-se para buscar informações e entendimento para possibilitar o repasse a quem de direito.

Alô? Alô?

Moradores do Parque Flamingo reclamam que o telefone do posto de saúde do bairro está há mais de um mês sem funcionar. Eles já teriam reclamado na unidade, na ouvidoria da Secretaria de Saúde e até no Mahatma Gandhi, sem sucesso. A situação dificulta sobretudo o agendamento do transporte por ambulâncias, sobretudo para as famílias com pessoas acamadas.

Vai consertar

Questionada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou ontem que havia acabado de detectar o motivo do problema. Os reparos e substituições de equipamentos estão previstos para hoje, a fim de normalizar o funcionamento da telefonia no postinho.

Acreditem no Simcat

O diretor do Simcat, Pedro Cerose, divulgou vídeo direcionado aos servidores municipais pedindo que todos confiem no sindicato e em seu departamento jurídico. O manifesto se deu depois que funcionários ventilaram a possibilidade de a Prefeitura de São Paulo ter utilizado a contagem de tempo da pandemia para cálculos de benefícios, ao contrário da conduta adotada em Catanduva, que aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Não é nada disso

Cerose afirmou que a lei da cidade de São Paulo, citada pelo funcionário público, não tem nada a ver com o período da pandemia. A confirmação foi feita pelo presidente do Simcat, Roberto José de Souza, e pelo jurídico da entidade. “Não fiquem falando algo que não é verdadeiro aos funcionários”, pediu o sindicalista. Em outras palavras, é preciso ter precaução com as fake news.

Honoris Causa

A Unifipa realizará na quinta-feira, 24, às 19h30, a outorga do título de professor ‘Honoris Causa’ ao renomado jurista doutor José Eduardo Campos de Oliveira Faria. A titulação é a máxima distinção concedida pela instituição. Na oportunidade será ministrada aula magna aos presentes. A solenidade será no campus São Francisco, situado na rua Seminário, 281. A entrada é gratuita.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.