PENEIRA FINA – 23/06/22

Denúncias sobre o material didático

Repercutiram forte as denúncias feitas há alguns dias por Taise Braz (PT) contra os materiais didáticos adquiridos pela Prefeitura de Catanduva para os alunos da rede municipal de ensino. Nesta semana, conversamos em off com uma pessoa ligada à empresa que forneceu o produto à Secretaria Municipal de Educação. A fonte afirma que todos os apontamentos feitos pela parlamentar são justificáveis. 

Ctrl+C, Ctrl+V?

Em relação ao uso de CDs, mídia considerada obsoleta e que sequer pode ser lida por computadores modernos, a justificativa é que a empresa apenas cumpriu o edital, que especificava a necessidade de fornecimento desse tipo de mídia aos alunos. Segundo a fonte, os conteúdos digitais também estariam disponíveis em nuvem, podendo ser acessados de qualquer lugar. Resta saber, porém, de quem foi a brilhante ideia na Secretaria de Educação de incluir no edital da licitação uma mídia tão ultrapassada? Será que rolou um copia e cola de alguma licitação de um passado longínquo? 

Cajamar

Sobre o fato de alguns acessos ao sistema da plataforma de ensino terem sido direcionados ao site da Prefeitura de Cajamar, a fonte explicou que, nas primeiras semanas após a implantação do sistema em Catanduva, nem todos os CPFs de usuários haviam sido cadastrados. Dessa forma, as pessoas cujas informações ainda não haviam sido incluídas na plataforma acabaram sendo direcionadas para a página do município da Grande SP, onde a empresa também fornece material didático. 

Preço

Em sua fala na tribuna da Câmara Municipal, Taise também havia questionado o valor pago pela prefeitura pelo material didático - cerca de R$ 4 milhões. A fonte ligada à empresa fornecedora argumenta que essas cifras se devem ao grande número de alunos na rede municipal, de mais de 11 mil crianças. 

Creche vai atrasar

A Secretaria de Obras de Catanduva resolveu aditar o contrato com a Mundial Engenharia Santa Fé, para a construção da creche no Alto da Boa Vista. Com isso, a obra atrasará em 120 dias - ou quatro meses. A prefeitura atribui a necessidade de ampliar o prazo de entrega a fatores excepcionais. 

Renner confirmada

Mesmo sem qualquer tipo de nota oficial, está confirmada a vinda da Renner para Catanduva. O contrato foi assinado ontem com o Garden Shopping e a nova âncora irá ocupar parte da área do antigo Extra. Trata-se de uma das maiores varejistas de moda do país, potência do setor que soma 418 unidades em operação em todos os estados brasileiros. 

Mistério durou

A primeira vez que O Regional questionou a Renner sobre a nova loja em Catanduva foi em 25 de março. Na época, a empresa não se manifestou, tampouco o shopping. Na última resposta oficial à reportagem, o Garden ainda iniciava negociações e tinha como meta iniciar uma nova operação no lugar do Extra até o Dia das Mães. A nova loja deve ficar para o final do ano. 

Sinval

Por falar em alguém que já foi campeão de votos em Catanduva, o médico Sinval Malheiros tem feito movimentos curiosos nos últimos tempos. Ele estava no Podemos, onde era primeiro suplente da Câmara Federal por São Paulo. O partido conta com bancada paulista no Congresso, razão pela qual terá acesso a uma parcela maior do fundo eleitoral. Há alguns meses, porém, o ex-deputado resolveu migrar para o Patriotas, que não conta com representação por São Paulo na Câmara - e portanto, terá menos recursos para distribuir a seus candidatos no estado. 

Pé em duas canoas

Apesar de ter trocado de partido, Sinval segue firme com sua futura dobrada com o deputado estadual Márcio da Farmácia, do Podemos. Esse tipo de prática, conhecida como dobrada branca, tem certas limitações aos olhos da Justiça Eleitoral, embora seja feita aos punhados por candidatos de diferentes partidos, por debaixo dos panos, de modo a evitar apreensão de materiais ou outros questionamentos.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.