PENEIRA FINA – 23.05.24

Catanduva ganhará projeto voltado à educação financeira

Reunião recente da Arcos com a Faeca Jr., do curso de Administração da Unifipa, marcou o início de projeto que pretende levar orientações sobre educação financeira para a população de baixa renda. O objetivo é ofertar conhecimento e práticas que auxiliem esse público a controlar a economia doméstica e lidar com as finanças a partir da geração de emprego e renda. De acordo com a Arcos, o trabalho será aplicado em três regiões da cidade, compondo três grandes núcleos: Imperial/Nova Catanduva, Alpino/Cidade Jardim/Vila Soto e Solo Sagrado/Bom Pastor/Pachá.

Megaconcurso

O prefeito Padre Osvaldo (PL) usou as redes sociais para celebrar a conclusão do maior concurso público já realizado na cidade. Foram quase 9 mil inscritos para 87 vagas no serviço público. Sobre o tema, ele recepcionou Carlos Fonseca, diretor do Ibam, responsável pela organização, que elogiou o trabalho dos servidores envolvidos no processo. “Um grande trabalho, realizado de forma criteriosa e transparente, que reuniu cerca de 500 profissionais”, escreveu o prefeito.

Nova roupagem

A página de Padre Osvaldo em uma das redes sociais mais conhecidas, o Facebook, ganhou nova roupagem nos últimos dias, com a marca e as cores da pré-candidatura do religioso, que buscará sua reeleição. Os tons seguem os da bandeira Brasileira: verde, azul, amarelo e branco.

Foi contra

A deputada estadual Beth Sahão (PT), pré-candidata a prefeita, criticou os atos de violência policial contra estudantes dentro da Assembleia Legislativa de São Paulo, a Alesp, durante a votação do projeto que cria o Programa Escola Cívico-Militar na rede pública paulista. “Solidariedade total aos jovens lutando contra a militarização das escolas. Votei contra esse projeto inconstitucional que fere a lei de diretrizes e bases da educação. Escola não é quartel!”

Não é mais leite

A Prefeitura de Paraíso anunciou que a doação voluntária para o Juninão do próximo dia 1º de junho não será mais de leite. Agora o leque é mais amplo: óleo, arroz, feijão, açúcar, café e macarrão. Os alimentos serão encaminhados para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul e a mudança repentina se deve, justamente, à restrição dos Correios em transportar leite.

Hiperdia

O Grupo Hiperdia, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, realiza acompanhamento especial e contínuo de pacientes hipertensos e diabéticos nas unidades de saúde. O programa faz encontros semanais, com aferição de pressão arterial, exames de glicemia, verificação de peso e altura, além de consultas médicas. A iniciativa possibilita que a equipe da Saúde consiga acompanhar e controlar a diabetes, hipertensão arterial e evitar complicações.

Tomodachi

A Associação Nipo-Brasileira programou para o dia 16 de junho, a partir das 10h30, o 1º Festival Tomodachi, que acontecerá no Recinto de Exposições João Zancaner. A programação promete ser ampla, com shows, atrações culturais, danças tradicionais, concurso de cosplay, praça de alimentação, oficinas e esporte. A entrada será 1 kg de alimento não perecível.

Reciclagem

O programa Óleo do Bem joga luz para um item que também pode e deve ser reciclado, mas que acaba sendo jogado no ralo da pia da cozinha. A iniciativa vai contribuir com Catanduva, cidade que tem mostrado preocupação em dar o destino correto aos materiais recicláveis. No municipio, são recolhidas, anualmente, mais de 440 toneladas de resíduos secos.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.