PENEIRA FINA - 23.04.25

Prefeitura invalida lei que repatriava ex-alunos do Imes

A Prefeitura de Catanduva suspendeu a eficácia da lei municipal nº 6.429/2023 após o Tribunal de Justiça de São Paulo julgar inconstitucional a norma que repatriava ex-alunos junto ao Imes Catanduva – Instituto Municipal de Ensino Superior mediante à concessão de descontos. A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi movida pelo governo municipal no ano passado e transitou em julgado. A proposta de autoria do ex-vereador Luís Pereira foi aprovada e promulgada pela Câmara de Catanduva, mas foi vetada pelo prefeito Padre Osvaldo e contestada no Judiciário. A intenção inicial era atrair ex-alunos do instituto que, por qualquer motivo, tenha abandonado, desistido e/ou trancado sua matricula em qualquer curso.

Entrevistas

O empresário e ex-prefeito de Catanduva, Afonso Macchione Neto, estará nas rádios Vox FM e Vida FM nesta quarta-feira. As entrevistas serão às 9h30 na Vox FM, com transmissão em 103,5 FM, www.voxfm.net e pelas redes sociais, e às 10h na Vida FM, com transmissão em 94,9 FM e pelo site www.vida.fm.br. O resumo das entrevistas você acompanha em O Regional.

Luto

As autoridades catanduvenses manifestaram pesar pela morte do papa Francisco, na segunda, dia 21. O bispo Dom José Benedito Cardoso disse que a morte do Santo Padre causa imensa dor, diante do amor e admiração por ele, mas que o momento é também de gratidão. “Deus foi extraordinariamente bom com a Igreja e com cada um de nós. É motivo de júbilo termos tido o privilégio de vê-lo, conviver com ele e, como eu, poder conversar duas vezes com ele em Roma.”

Luto 2

O prefeito Padre Osvaldo decretou luto oficial de três dias e afirmou que papa Francisco “nos ensinou, com suas palavras e gestos, a importância de olhar com compaixão para os mais pobres, de cuidar da Casa Comum e de promover a paz em tempos tão desafiadores”. E completou: “Rezo para que seu legado continue inspirando corações e guiando caminhos.”

Luto 3

O presidente da Câmara, Marcos Crippa, destacou que Francisco foi o papa da Misericórdia e da Esperança, do sorriso fácil e do abraço. "Ele foi o Papa que nunca se calou sobre as injustiças, o Papa que se manteve estoico até o fim, o Papa que sempre pediu que rezássemos por ele. Que Deus conforte os familiares e todos os que tinham o Papa em seus corações”.

Missa

A Diocese de Catanduva celebrará missa em sufrágio pelo papa Francisco nesta quarta-feira, 23, às 19h30, na Sé Catedral Santuário Nossa Senhora Aparecida. Todos os fiéis são convidados.

Inclusão

O promotor Antônio Bandeira Neto reuniu-se, ontem, com vereadores de Catanduva para tratar sobre o Projeto de Lei nº 13/2025, que dispõe sobre a criação de medidas de garantias de inclusão e acessibilidade para famílias atípicas em estabelecimentos comerciais de grande circulação e locais públicos. O representante do Ministério Público é um dos mentores da proposta que tramita na Casa de Leis, sob autoria do vereador Pastor Júlio Zanini (PSD). Nove parlamentares participaram do encontro, além de integrantes do Grupo de Mães TEApoio.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.