PENEIRA FINA – 23/03/2022

ARGUMENTOS
Quem entrou em contato com a coluna, na manhã de ontem, foi o prefeito padre Osvaldo (PSDB), para conversar sobre as notas publicadas na Peneira Fina sobre a reunião do dissídio coletivo com o Simcat e a atitude de não divulgar o conteúdo e o resultado do encontro. Segundo o prefeito, “o fato ocorreu em respeito ao Sindicato, da Diretoria poder levar a proposta da Prefeitura para a Assembleia e ter o protagonismo da situação. Uma forma de respeitar o diálogo”.
 
ACOLHIMENTO
Sendo questionado sobre qual seria o índice, o Chefe do Executivo respondeu que “não basta querer, tem que querer, ter o recurso e estar dentro da lei. Hoje, a diferença de 1% em certas situações pode gerar problemas sérios na parte de percentual da folha que a Prefeitura pode gastar. A proposta será apresentada, discutida e até mesmo trazendo até nós uma contraproposta. Porém acreditamos que os servidores deverão acolher a proposta, pois ela vai além das expectativas”, disse o padre Osvaldo.
 
PROPOSTAS TOP SECRET
A Diretoria do Simcat (Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Catanduva) agendou Assembleia Geral para hoje, às 19 horas. A atividade será no Clube do Simcat, na rua Paulicéia, 20, no Jardim Vertoni. Mas ao não divulgar antes do encontro, quais seriam essas propostas, tudo indica que a diretoria da entidade sindical quer evitar um problema semelhante ao ocorrido em 2015: dar munição a grupos contrários de chegarem preparados para contra-atacar a pauta. Ou como disse uma servidora: estão com medo da “rádio-peão”...
 
RAPIDEX
Um outro servidor público entrou em contato com a coluna, dizendo não entender a atitude do sindicato em não divulgar pelo menos o índice de reajuste. “Somos mais de 2 mil funcionários e, se todos comparecessem, não caberia no local. As assembleias costumam ter no máximo 400 pessoas, que terão que ouvir, analisar e votar se aceitam a proposta, em menos de duas horas.” Porém, existe um indicativo de que a maioria das propostas apresentadas será atendida, incluindo o reajuste com base no IPCA.
 
FALECE O MAESTRO
Na manhã de ontem, faleceu aos 56 anos, em Bebedouro, o barítono e maestro Claudinei Alves de Oliveira, vitimado por infecção generalizada. O músico foi casado e deixa os filhos Vitor e Mateus. Por muito tempo, ele foi maestro em vários corais, deixando sua marca registrada em Catanduva, Bebedouro e em outras cidades da nossa região e até de outros estados. Ele atuou também como regente-assistente do maestro Túlio Colaccioppo na ópera 'La Traviata', no Teatro Pedro II, de Ribeirão Preto. Oliveira é autor do hino do cooperativismo.
 
POSSE
O presidente do Diretório Municipal do partido Republicanos, Fábio Carlos da Silva, está distribuindo convite para o evento Homenagem ao Mês da Mulher, que será realizado amanhã, a partir das 19h30, na área de lazer Las Vegas, no bairro Cidade Jardim. No encontro, será dada a posse a nova Secretaria das Mulheres Republicanas de Catanduva. A vereadora Ivânia Soldatti irá fazer parte da secretaria, presidida por Ana Paula Moraes.
 
FILIAÇÃO E PRESENÇA
Além da posse, segundo o presidente do Diretório Municipal, acontecerá o ato de filiação da jogadora de basquete Natália, do Bax Catanduva. O evento deverá contar com a presença da coronel Helena, que foi candidata a prefeita em Rio Preto, nas eleições de 2020, ficando em segundo lutar no pleito.
 
CANTOR
Dizem na “esquina do pecado”, onde as línguas felinas se encontram, que depois da festa de sábado, podem chamar o vereador Alan (Progressistas), de Alan ‘Martinho da Vila’ Marçal. Esquindô, esquindô...
 
FÁBIO DE ABREU
No final da tarde da última segunda-feira, faleceu o ex-vice-prefeito de Elisiário, Fábio de Abreu, que contava com 50 anos de idade e vinha lutando contra problemas no fígado. Fábio foi vice-prefeito de Elisiário em 2000, e saiu candidato a prefeito nas eleições de 2004 e 2008. Em 2020, foi candidato a vereador, mas não conseguiu ser eleito. À família enlutada, nossos sentimentos.
 
CRÍTICAS
Filha do ex-governador Mario Covas e mãe do ex-prefeito Bruno Covas, Renata Covas criticou a decisão de Geraldo Alckmin de migrar para o PSB para ser vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Alckmin foi vice de Covas e sempre se apresentou politicamente como herdeiro do ex-governador, morto em 2001. A declaração de Renata foi feita em comentário a um longo texto publicado numa rede social por José Henrique Reis Lobo, ex-secretário estadual e ex-presidente do diretório paulistano do PSDB, chamando Alckmin de "caricatura de si mesmo" e disse que sua mudança para o PSB não se dá por convicção, mas por oportunismo.
 
A FRASE
“Repudiei sempre que me compreendessem. Ser compreendido é prostituir-se. Prefiro ser tomado a sério como o que não sou, ignorado humanamente, com decência e naturalidade.” (Fernando Pessoa (1888-1935) foi um dos mais importantes poetas em língua portuguesa, a figura central do Modernismo português)

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.