PENEIRA FINA – 22.12.23

Prefeitura de Tabapuã vira alvo de críticas por atrasar 13º dos professores

Postagens com críticas à Prefeitura de Tabapuã espalharam-se pelas redes sociais, fazendo com que a administração do prefeito Silvio Sartorello (PTB) se manifestasse sobre o atraso no pagamento do 13º salário dos professores da Rede Municipal de Ensino. Segundo o governo, a pendência será quitada no dia 27 de dezembro, próxima quarta-feira, quando os recursos do Fundeb estarão disponíveis para o município. “Esta administração jamais esteve contra a classe docente; ao contrário, sempre buscou atender às reivindicações. Vale ressaltar que somos um dos poucos municípios que adequaram o piso salarial dos professores. Até o momento presente, investimos 27,96% na Educação, superando o mínimo de 25%, e no Fundeb, aplicamos 84,45%, sendo que o mínimo exigido é de 70%”, diz nota divulgada à imprensa.

Dificuldades

A Prefeitura de Tabapuã reconheceu, porém, que o momento é de dificuldade financeira diante da redução de repasses aos municípios e, por isso, pede a compreensão da comunidade. “Embora saibamos da dificuldade, mantemos a esperança de melhorias.”

Pedágio

Falando em Tabapuã, a praça de pedágio da rodovia José Maria Albuquerque, que liga a cidade à vizinha Uchoa, está operando normalmente depois de ter ficado pouco mais de um mês com as cancelas abertas por decisão da Justiça, em ação movida pelo Ministério Público. A retomada foi autorizada a partir de recurso. A responsável pelo serviço é a Via Tabapuã.

Ranking

Apenas quatro cidades da região – Itajobi, Novais, Novo Horizonte e Santa Adélia apareceram no Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas. Outra ficaram no fim da lista em seus grupos, conforme divisão por porte populacional, e por isso não foram certificadas como sustentáveis. Esse foi o caso de Catanduva. Mas a grande maioria sequer disputou um lugar no ranking.

Café natalino

A Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC) de Catanduva organizou Café Natalino para os pacientes da Quimioterapia do Hospital de Câncer de Catanduva, o HCC. De 15 a 21 de dezembro, todas as manhãs, os pacientes degustaram as delícias preparadas pelas voluntárias, além de participarem de dinâmicas que tornaram o tempo da medicação mais leve e divertido.

Pérgula

O prefeito Padre Osvaldo (PL) foi recepcionado por membros da Associação dos Artesãos de Catanduva, ontem à tarde, para fazer a entrega simbólica do decreto que faz a concessão da pérgula da Praça da República para a entidade por tempo indeterminado. A Secretaria de Administração, capitaneada por Richard Casal, cuidou da documentação, fazendo com que a partir de agora os artistas tenham local apropriado para expor e comercializar seus trabalhos.

O que ele disse

Nas redes sociais, Padre Osvaldo afirmou que a decisão de conceder o uso da pérgula aos artesãos faz justiça à categoria. O que ele não disse, mas poderia ter lembrado, é que Catanduva já teve um prédio específico para os artesãos, na Praça 9 de Julho, que foi demolido na gestão do ex-prefeito Geraldo Vinholi. De lá pra cá, os artesãos ficaram sem espaço próprio.

Campanha

O comandante da Guarda Civil Municipal, Cláudio Pereira, que sofreu grave acidente em janeiro ao cair do telhado de uma escola, precisa realizar tratamento em uma clínica especializada em São Paulo e, para isso, sua família conduz campanha para levantar recursos. Estão sendo vendidos pratos italianos por R$ 40, como canelone, nhoque e rondelle, para retirada entre os dias 8 e 10 de janeiro. O telefone para informações é 17 99112-2285.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.