PENEIRA FINA – 22.06.23
Padre Osvaldo aproveitou e pediu verba para o Residencial Esperança
A passagem dos secretários estaduais Gilberto Nascimento, de Desenvolvimento Social, e Marcelo Branco, de Desenvolvimento Urbano, na semana passada, por Catanduva, teve um episódio a ser registrado. Durante o bate-papo em seu gabinete, o prefeito Padre Osvaldo (PL) pediu aos comandados do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), de forma especial, que autorizem liberação de recursos para a infraestrutura dos loteamentos do Residencial Esperança, implantados pela Associação Bom Pastor ainda quando o religioso presidia a entidade. O projeto habitacional envolve cerca de 2 mil famílias, mas ainda enfrenta problemas na Justiça e páreo duro com a Comissão Especial de Inquérito, a CEI, formada pela Câmara de Vereadores.
Leitura da Bíblia
O Tribunal de Justiça de São Paulo julgou inconstitucional a leitura bíblica antes do início das sessões da Câmara de São Carlos. A decisão é datada de maio e deverá ser cumprida pelo Legislativo, a contragosto. A ação foi interposta pela Procuradoria-Geral de Justiça, a exemplo do que aconteceu em Catanduva, Piracicaba, Taquaritinga e Araras. As cidades foram inclusive citadas pelo relator Jarbas Gomes, que defendeu a liberdade religiosa e a laicidade do Estado.
Livre da multa
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) acatou de forma parcial recurso interposto pelo ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Catanduva, Aristides Jacinto Bruschi, o Enfermeiro Ari, no processo que trata das contas anuais do Legislativo relativas ao exercício de 2018. O balancete foi reprovado pela Corte de Contas, isso não mudou, mas a multa prevista foi cancelada.
Prestigiado
O ex-vereador Julinho Ramos compartilhou em suas redes honraria recebida pelo 4º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana, em alusão ao 53º aniversário da unidade. Ele foi condecorado com a Medalha de Mérito Heróis Anônimos. A homenagem mostra que o ex-vereador e ex-secretário geral de Administração da Assembleia Legislativa segue prestigiado na capital paulista.
Visita
Entrevistado pelo jornal O Regional na edição de ontem, o tenente-coronel PM Marcelo Perin Monteiro, novo comandante do 30° Batalhão de Polícia Militar do Interior, esteve no gabinete do prefeito Padre Osvaldo para o primeiro contato oficial. Estiveram no encontro o capitão PM Renan, comandante da 1ª Companhia, e o major PM Cheruti, coordenador operacional.
Apreensões
Ação conjunta entre a Secretaria de Trânsito e Mobilidade e a Patrulha Ambiental resultou na apreensão de dois cavalos. A ocorrência foi registrada no bairro Nova Catanduva, na manhã desta quarta, 21. Os animais estavam soltos em via pública, colocando os condutores e a si mesmos em risco. Eles foram levados ao Recinto de Exposições, onde permanecem sob cuidados veterinários.
Larvicida
Agentes de endemias da EMCAa aplicaram larvicida nos cemitérios municipais, tendo como preocupação covas recém-abertas, que podem acumular água da chuva. O produto tem poder residual e, em contato com a água, seu princípio ativo é liberado e evita o aparecimento do Aedes.
Sexta Junina
O Sincomerciários de Catanduva realizará, amanhã, sua “Sexta Jun ina”. Os associados que comparecerem na sede da entidade sindical poderão se deliciar com várias guloseimas típicas dosfestejos juninos. Tudo à vontade e gratuito: achocolatado, pipoca, amendoim e doces. A programação diferenciada vai transcorrer todo o expediente, das 9 às 16 horas.
Autor