PENEIRA FINA – 22/06/2022

Catanduvenses, preparem os bolsos!

No fim do ano passado, a Saec e a Prefeitura de Catanduva alardearam que as contas da autarquia de água e esgoto não estariam fechando, devido aos gastos com a coleta e transporte de lixo, uma vez que o valor anual arrecadado com a taxa específica para financiamento desse serviço estaria muito aquém dos custos. Ou seja: seria necessário mexer na taxa de lixo (leia-se aumentar) para cobrir o suposto rombo. Depois de um período de silêncio do governo de Padre Osvaldo, a proposta enfim se materializou, chegando a ser protocolada na Câmara, para ser lida na sessão de ontem. 

Reformulado

Segundo apuramos, a Saec deu um jeito para que o texto chegasse de última hora e não fosse incluído na pauta divulgada à imprensa e ao restante da população - vale lembrar que acabamos de sair de um feriado prolongado. Dessa forma, o projeto que altera a taxa começaria a ser discutido sem grande alarde, evitando a reação negativa por parte dos contribuintes. Contudo, a proposta traria tantos prejuízos ao conjunto da população, que alguns vereadores acabaram exigindo que fosse retirada da pauta, para ser reformulada. 

Aumentos

Uma fonte que teve acesso ao projeto retirado de pauta afirma que ele traria aumentos significativos para a maioria dos imóveis, inclusive na região do Solo Sagrado. A pessoa afirma que, nas imediações do São Francisco, o valor da taxa dobraria. Empresas que utilizam água em suas atividades, como lava a jatos, seriam as mais penalizadas. Como o texto foi retirado, vejamos como ele ficará, depois das alterações. E resta saber se haverá mobilização da sociedade, caso Padre Osvaldo tente impor um aumento excessivo na taxa. 

Destino de Marco Vinholi

Nos últimos dois anos, muito se cogitou acerca do futuro político de Marco Vinholi. Com a ascensão fulminante de João Doria em 2018, o rapaz foi ganhando cada vez mais espaço, tornando-se homem de confiança do governador. A queda meteórica do líder tucano, porém, impactou a trajetória do filho do ex-prefeito Geraldo Vinholi. Se, meses atrás, havia quem cogitasse uma candidatura de Marco ao senado ou mesmo a vice-governador, hoje muitos duvidam que ele possa disputar uma cadeira de deputado. 

Saída honrosa

Fontes ligadas aos tucanos garantem que Marco não será candidato nesta eleição. Ao que tudo indica, o destino dele seria assumir a superintendência do Sebrae-SP, órgão que conta com um caixa de mais de R$ 1 bilhão. Dessa forma, ele seguiria em um posto-chave e abriria mão de participar da disputa. 

Céu não está para tucanos

Aliás, o cenário para o PSDB nas eleições proporcionais deste ano é tenebroso. Em 2018, quando contava com um candidato à presidência (Geraldo Alckmin, que, tudo bem, foi um fiasco) e um candidato competitivo a governador, o partido elegeu no estado apenas seis deputados federais e oito estaduais. Para vocês terem uma ideia da queda sofrida pelos tucanos, em 2014 eles haviam conquistado 14 cadeiras na Câmara Federal por São Paulo e 22 na Alesp. Vale lembrar que, em 2022, o PSDB não terá candidato a presidente. E seu nome na disputa pelo governo estadual, Rodrigo Garcia, patina em quarto lugar nas pesquisas de intenção de votos. 

Bruxo levantará das cinzas?

Ao que tudo indica, o Grêmio Catanduvense pode estar em vias de renascer das cinzas. Na página do clube no Facebook, foi publicado edital convocando sócios para o processo de escolha da nova diretoria. A votação deve ocorrer em 15 de julho. 

Traumas difíceis de esquecer

Tivemos a oportunidade de conversar com o futuro mandatário do Grêmio, o ex-atleta Sérgio Gomes, de Araraquara, que hoje atua na área de gestão esportiva. Durante a entrevista, o futuro cartola foi cobrado acerca de seus reais objetivos. Afinal, a torcida azul e branco tem péssimas memórias de situações como a ocorrida durante o governo de Geraldo Vinholi, que trouxe de fora o investidor Dimas Macedo, com resultados terríveis, que todos conhecemos bem. Sérgio procurou tranquilizar a torcida e afirmou que fará um “trabalho de formiguinha”, buscando reestruturar o clube com profissionalismo, sanear suas dívidas e fortalecer suas categorias de base. O foco não será necessariamente a disputa de competições, mas sim uma construção de longo prazo para reerguer o Grêmio.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.