PENEIRA FINA - 21.12.25
Sindicatos divulgam manifesto de repúdio ao Mahatma Gandhi
A União Sindical de Trabalhadores de Catanduva (USTC), que reúne 12 entidades sindicais com sede no município, divulgou manifesto de repúdio e indignação diante dos reiterados atrasos nos pagamentos dos salários e demais direitos trabalhistas dos funcionários do Hospital Mahatma Gandhi. Representantes da USTC estiveram em frente à instituição, na terça-feira, 16, em apoio a protesto marcado pelo Sindicato da Saúde. No documento, o órgão sindical afirmou que os profissionais de saúde não querem ser vistos como heróis, mas sim como profissionais que precisam ter seus direitos respeitados e suas vidas valorizadas. “Exigimos da Associação Mahatma Gandhi a solução imediata do impasse, com a regularização integral de todos os pagamentos em atraso, inclusive das rescisões trabalhistas”, cobrou a União Sindical.
Nos tribunais
Apesar do “barulho” feito pelos sindicatos, os acertos dos ex-funcionários que trabalhavam dentro do Hospital Mahatma Gandhi devem ser conseguidos somente mediante ações judiciais, já que, segundo o Sindicato da Saúde, o dinheiro para essa finalidade simplesmente não existe. Com relação aos que atuavam nas unidades de saúde e UPA, a situação seria a mesma, pois não houve o provisionamento necessário; contudo, a Prefeitura de Catanduva conseguiu bloquear recursos na Justiça do Trabalho. A conta vai passar dos R$ 6,3 milhões.
Reprise
Já abordamos essa questão aqui. Como é que ninguém da Secretaria Municipal de Saúde percebeu que o dinheiro que deveria ser provisionado para futuras rescisões trabalhistas não estava sendo reservado como previsto? Para piorar, esse não é um caso atípico em Catanduva. Na verdade, é a mesma história que já assistimos que, agora, somos obrigados a ver de novo.
Nós pagamos
Quem pagou de forma dobrada ou triplicada pelo calote deixado pelas organizações de saúde anteriores com seus ex-funcionários fomos nós, catanduvenses. A conta é simples. Se o dinheiro que deveria ter sido provisionado foi utilizado para outros fins e, por determinação judicial, a Prefeitura de Catanduva precisou arcar com os acertos de forma solidária, com juros e correções, então significa que o prejuízo ficou para a população.
Entrevistas
O presidente da Câmara de Catanduva, Marcos Crippa (PL), será entrevistado nas rádios Vox FM e Vida FM, nesta segunda-feira. Ele prestará contas das suas atividades parlamentares e sobre os feitos à frente do Legislativo, como a redução de gastos, devolução de valores do duodécimo e medidas de transparência. Na Vox FM, o bate-papo começa às 9h. Na Vida FM, às 9h30.
Saneamento
A Agência Reguladora Ares PCJ apresentou para o Conselho Municipal de Regulação e Controle Social, na sede da Saec, parecer consolidado e a proposta de revisão das tarifas de água e esgoto e serviços públicos para 2026. A atividade teve presença do prefeito Padre Osvaldo (PL). Segundo a Saec, “o encontro reforça o compromisso com transparência, equilíbrio e responsabilidade na gestão dos serviços públicos”. O possível índice de reajuste, entretanto, não foi divulgado.
Manutenção
Os Serviços Municipais do Poupatempo não vão funcionar nos dias 24 e 26 de dezembro, devido a manutenções de hardware e atualizações de sistemas dos órgãos conveniados. A pausa englobará a Jucesp, PAT e Sebrae. O atendimento nesses setores será retomado no próximo dia útil. O Poupatempo funcionará no dia 24, até as 12h, e no dia 26, com expediente normal.
Autor