PENEIRA FINA - 21.10.25

Secretaria de Saúde descarta casos de intoxicação por metanol

A Secretaria Municipal de Saúde precisou vir à público, ontem, para informar que não há nenhum caso confirmado de intoxicação por metanol no município. A notícia falsa correu solta em grupos de WhatsApp e nas redes sociais, assustando muita gente. De acordo com o órgão, os casos inicialmente tratados como suspeitos foram descartados após análise laboratorial conduzida pela Secretaria de Estado da Saúde. “Todas as etapas do protocolo foram rigorosamente seguidas: as amostras coletadas foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São José do Rio Preto, para análise toxicológica, com acompanhamento do Departamento Regional de Saúde (DRS XV - SJRP) e do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE XXIX - SJRP)”, detalhou.

Desrespeito

Em meio ao luto pela perda do namorado, uma jovem precisou usou as redes sociais, ontem, para reforçar que ele não morreu de intoxicação por metanol, mas devido à cetoacidose diabética. “O exame de sangue dele deu negativo para metanol. Todas essas mensagens em grupos que estão sendo encaminhadas não são verdadeiras”, escreveu. Sentimentos à família.

Alinhamento

A Secretaria de Saúde realizou reunião com representantes de instituições, na sexta-feira, para alinhar o fluxo de atendimento em casos de intoxicação por metanol. Participaram da ação o Departamento de Vigilância em Saúde, UPA, Hospital Padre Albino, Hospital São Domingos, Vigilância Sanitária, Atenção Básica, Samu e a Polícia Civil. O encontro também serviu para fortalecer a integração entre equipes, a fim de resposta rápida a possíveis ocorrências.

Balanço

Ainda falando sobre metanol, o estado de São Paulo contabiliza 57 casos de intoxicação, sendo 38 confirmados, com 6 óbitos (3 em São Paulo, 1 em São Bernardo do Campo, 1 em Osasco e 1 em Jundiaí), e 19 em investigação, com 1 óbito em Piracicaba. O número de pessoas presas nas investigações a respeito de irregularidades em vendas de bebidas em SP subiu para 64. 

Frio de novo

A semana começou fria no estado de São Paulo. Segundo a Defesa Civil, essa condição deverá se intensificar nos próximos dias em algumas regiões. Por causa disso, o órgão emitiu alerta para baixas temperaturas, que vale até amanhã. O frio intenso é causado pela passagem de uma frente fria pelo estado em plena primavera, estação marcada por temperaturas mais amenas.

Recorde

Na manhã desta segunda-feira, 20, a região de Rio Preto registrou a menor temperatura para o mês de outubro desde 2016. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) marcou 12,6 graus na estação de Catanduva. Segundo dados da Cetesb, a última vez que o mês de outubro registrou uma manhã mais fria foi em 2016, quando o termômetro marcou 12,4 graus.

Premiação

O Canil da Guarda Civil Municipal foi destaque no 15º Campeonato Nacional de Cães de Polícia das Guardas Municipais, em Tietê/SP. A equipe catanduvense, representada pela cadela Hera e os condutores GCMs Tomaz e Felipe, garantiu o 3º lugar na categoria detecção/farejo. O evento reuniu 113 guardas municipais, somando 73 equipes de mais de 25 municípios e quatro estados diferentes, que competiram em diversas modalidades voltadas ao trabalho policial com cães.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.