PENEIRA FINA – 21/08/2022
Reestruturação vem aí
Nesta semana, divulgamos matéria informando que a reestruturação do serviço público municipal de Catanduva seria votada dentro de alguns dias. E não deu outra. O prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) protocolou o projeto de lei na Câmara Municipal, para ser analisado em regime de urgência.
Reunião
Na sexta, o prefeito reuniu seus secretários e também vereadores e representantes do Simcat para exibir uma apresentação do projeto. Aparentemente, a proposta agradou os presentes. Dirigentes do sindicato chegaram a compartilhar a apresentação no WhatsApp.
Vereadores
Como a reunião foi anunciada em cima da hora, nem todos os vereadores conseguiram comparecer à apresentação. Estiveram na reunião: Maurício Gouvea e Luis Pereira (ambos do PSDB); Maurício Riva e Nelson Tozo (os dois do PDT); Taise Braz (PT); Ivan Bernardi (PRTB), Alan Automóveis (PP); e Ivânia Soldati (Republicanos).
Praticamente unânime
Nos bastidores, é dada como certa a aprovação do projeto da reestruturação praticamente por unanimidade. O único ruído que pode surgir é em relação ao problema dos professores. Porém, a tendência é que esse debate seja deixado para depois, pois ninguém vai querer comprar uma briga com os servidores.
Terceirização
A extinção de diversos cargos na estrutura do serviço público do município abrirá brecha para a ampliação da terceirização na prefeitura. Esse modelo deverá ser implantado, em breve, na merenda escolar, na zeladoria e no setor de obras.
Já existe
Vale lembrar que a terceirização já é praticada em diversas áreas importantes da prefeitura, como a saúde, que é gerida pela Associação Mahatma Gandhi. Na educação, os serviços de limpeza são feitos por uma empresa privada.
Privatização ou eficiência?
A terceirização é um tema que gera muita polêmica nos debates sobre serviços públicos. Os críticos afirmam que isso é uma forma de privatização, que, a pretexto de economizar, acaba aumentando os gastos para o poder público. Já os defensores garantem que o modelo garante eficiência no atendimento à população, além de garantir mais agilidade na resolução de problemas.
Limite de gastos
De acordo com o secretário Richard Casal, a terceirização prevista em Catanduva servirá para reduzir os impactos da folha de pagamento no orçamento do município, já que os valores pagos pela prefeitura às empresas não são contabilizados como salário.
Romaria
Nesta semana, com o início oficial da campanha eleitoral, começou a romaria de candidatos de fora para Catanduva. Os petistas Carlos Zarattini e Luiz Marinho fizeram reuniões com aliados na cidade. Eles são candidatos a deputado federal e farão dobradas com Beth Sahão. A reunião com Marinho contou com a presença do ex-prefeito de Catanduva Félix Sahão Junior.
Saúde acima de tudo
Este é o slogan adotado pelo médico ortopedista Ricardo Zupirolli (PMB), candidato a deputado estadual. Em seu material de divulgação, ele aparece devidamente trajado com jaleco. A campanha dele vai ser voltada para o debate sobre a saúde pública.
Sem polarização
O candidato Robinson Casal (PDT), que é militar, não quer saber da polarização existente entre Lula e Bolsonaro. Ao ser questionado por um espectador a respeito de “esquerda x direita”, ele respondeu que ali não é espaço para polarizar.
Candidato a prefeito?
Rodrigo Garcia (PSDB), que luta ir ao segundo turno na eleição para governador, tem predileção especial por Rio Preto. Dia sim, dia não, ele está na cidade fazendo campanha. Ontem, ele deixou de ir à festa do peão de Barretos, com centenas de milhares de pessoas, para ir um enésimo evento em Rio Preto. Caso não se reeleja, ele terá uma ótima opção para sua carreira política. Afinal, já estará preparado o caminho para disputar a prefeitura daquela cidade.
Autor