PENEIRA FINA – 21.07.24

Prazo para convenções partidárias já está valendo

Os partidos e as federações devem realizar até 5 de agosto as convenções partidárias para oficializar a escolha de candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores com vistas às eleições municipais de outubro. O prazo começou neste sábado, 20. Também será definida, nas convenções, a formação de coligações (união de dois ou mais partidos) para a disputa da eleição majoritária, para prefeito. Esses encontros políticos poderão ser feitos de forma presencial, virtual ou ter formato híbrido, por livre escolha dos partidos. Após a definição, o registro das candidaturas deve ser solicitado até 15 de agosto à Justiça Eleitoral.

Começou

A reunião feita pelo Cartório Eleitoral com representantes dos partidos políticos marcou o início dessa etapa do processo eleitoral. A data foi escolhida justamente por anteceder a abertura de prazo para a realização das convenções partidárias. O encontro não lotou o Salão do Júri do Fórum local, mas quem estava presente aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas. 

Urnas eletrônicas

O chefe do Cartório Eleitoral, Marcelo Micena, aproveitou o encontro com os partidos para falar sobre as urnas eletrônicas. Ele alfinetou os representantes políticos pela ausência nas etapas de auditoria dos equipamentos. Ainda haverá mais uma chance uma semana antes do pleito.

Regra 70-30

Um dos pontos mais alertados durante o ato inaugural da campanha foi a cota de gênero. Isso porque o partido ou a federação deve observar o percentual mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada gênero. Uma tabela foi elaborada para facilitar a vida dos partidos. 

Mudança de mãos

O Diretório do Partido Progressistas (PP) em Catanduva ficou inativo, por decisão do próprio partido. A comissão provisória era presidida por Leandro Vamberto Gallani, servidor público e atual diretor municipal de Trânsito. Questionado, ele não comentou o caso, afirmando saber apenas sobre a inatividade. Apuração feita pela reportagem indica que a sigla, que estaria na base de apoio do prefeito Padre Osvaldo (PL), terá nova comissão provisória favorável à précandidatura do empresário Ricardo Rebelato (PSD), que inclusive já presidiu o Progressistas. 

Bem disputado

O concurso público que oferece vagas para a Guarda Civil Municipal (GCM) de Rio Preto recebeu mais de 7.027 inscrições. Com 100 vagas, a concorrência ficou em 70,27 candidatos por vaga. A estatística foi divulgada pela Vunesp, que organiza o processo, após o término das inscrições. A prova escrita está prevista para 15 de setembro. 

Susto na estrada

Uma carreta que transportava sucata pela rodovia Washington Luís, sentido interior-capital, teve pane mecânica na região de Santa Adélia, na sexta-feira, 19. Sem conseguir frear, o motorista parou o veículo em “L” na via, bloqueando as duas pistas e causando congestionamento de 3 km. De acordo com a concessionária EcoNoroeste, o incidente foi registrado pelas câmeras de monitoramento, possibilitando o envio de guincho ao local. A interrupção durou 50 minutos.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.