PENEIRA FINA – 21/04/2022

XADREZ POLÍTICO

O xadrez político já teve início. Neste ano, teremos as eleições para presidente, governador, senador e deputado federal e estadual. Esses dois últimos são os que mais chamam a atenção principalmente pelos conchavos políticos na cidade e na região.

PEÇAS CONHECIDAS

As candidaturas mais conhecidas já estão “costurando” apoios em diversos locais: Beth Sahão, do PT, é pré-candidata a deputada estadual e está visitando cidades como Jaú e Assis. Já o médico Sinval Malheiros é pré-candidato a deputado federal, e quando todos consideravam que ele sairia pelo Podemos, eis que quase aos 45 segundos do segundo tempo, Malheiros mudou de partido, indo para o Patriotas. Em suas redes sociais, divulgou que os coordenadores de sua campanha serão o pecuarista Valter Gardini Filho e Jabis Busqueti. 

PARAQUEDISTAS

E logicamente haverá muitos candidatos paraquedistas, que estarão “visitando” Catanduva em busca de algumas centenas de votos para ajudar na sua eleição. Uns aparecem atrelados a candidatos da cidade e assim possuem uma penetração maior no eleitorado. Outros surgem através de visitas ou participando de palestras e seminários. E tem ainda aqueles que dão “o ar da graça” apenas em outdoors e anúncios impulsionados nas redes sociais. Neste último exemplo, podemos citar o deputado estadual Itamar Borges, que até março era secretário estadual da Agricultura. Mas uma pergunta paira no ar: o que o deputado (e não secretário) trouxe de verbas para a cidade? Qual o montante, sem contar o da pasta que dirigiu...

COMBATE

Leitora entrou em contato com a coluna para elogiar as notas sobre a dengue, publicadas ontem, e dizer sobre o temor que sua família sofre em virtude da doença. “Minha filha já teve dengue duas vezes. Cuidamos do nosso jardim, mas infelizmente a vizinhança não faz o mesmo. A fiscalização da Prefeitura é essencial para que possamos acabar com os criadouros do mosquito Aedes”, disse a munícipe. 

NÚMEROS DA DENGUE

Outro leitor perguntou sobre o número de casos na cidade. No boletim da dengue, de 31 de março deste ano, constam 524 notificações, sendo 249 casos confirmados. Em fevereiro, eram 145 notificações e 88 casos positivos. O boletim é divulgado mensalmente no site do Executivo. Ontem, a equipe do EMCA realizou bloqueio contra criadouros nos bairros: Solo Sagrado 2, Conjunto Euclides, Jardim Nicoletti, Jardim Belém, Vila Soto e Jardim Monteleone. No bairro Bom Pastor foi feita a nebulização. 

VOZ DO POVO

Na última sessão da Câmara Municipal, os vereadores permitiram que munícipes usassem a Tribuna Carlos Machado para reclamarem sobre os ônibus circulares da Auto Viação Suzano. Outras pessoas que estavam no plenário também tiveram voz, citando o estado precário do transporte público catanduvense.

SEM MATO

Ontem, falamos sobre o mato na calçada na rua Belo Horizonte. E justiça seja feita: não é que após a reclamação de leitores o visual ficou diferente. O mato foi cortado, “sumiu, tomou Doril”. Agora só falta realizar a calçada. Mas já foi dado o primeiro passo...

CIRCULARES

A Auto Viação Suzano informou que hoje, feriado nacional, o horário dos ônibus circulares será especial: das 5h às 15h. E das 18h até meia-noite, haverá disponibilização de ônibus em linhas de vários bairros até o Recinto de Exposições João Zancaner, onde haverá o evento Canta & Encanta Catanduva, com apresentação do cantor Daniel.

CIRO IRRITADO

O presidenciável do PDT, Ciro Gomes, irritou-se após o presidente do PSOL, Juliano Medeiros, chamar o ex-ministro Aldo Rebelo de “fascista de esquerda”. Durante live realizada na última terça-feira, o pedetista afirmou que Medeiros é ignorante e o acusou de fazer um discurso moralista. Simplesmente Ciro sendo Ciro. Cadê o Rivotril???

DECEPCIONADOS

E falando em Ciro, cresce no PDT a sensação de que também não será desta vez que o pré-candidato Ciro Gomes será eleito presidente da República. Munidos de coleção de pesquisas, pedetistas constatam que os resultados nunca mostram Ciro realmente competitivo, sempre patinando entre o 3º e o 4º lugar. Na reta final de abril, contavam que, com a desistência de Sérgio Moro (UB) e o início das inserções eleitorais na TV, o cenário iria melhorar. Mas Ciro não herdou votos, nem subiu nas intenções de voto.

A FRASE

“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.” (Ruy Barbosa (1849 -1923) foi um político, diplomata, advogado e jurista brasileiro)

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.