PENEIRA FINA – 21.02.25
Portal da Transparência da Câmara revela compras ‘ilegais’
O presidente da Câmara de Catanduva, Marcos Crippa (PL), cumpriu promessa feita em seu discurso de posse, em 1º de janeiro, e recolocou no ar o Portal de Transparência do Legislativo em seu primeiro mês de mandato. A página ficou desativada nos últimos dois anos, durante a presidência de Marquinhos Ferreira (PT), apesar de ação civil movida pelo Ministério Público (MP). De acordo com Crippa, para restabelecer a página, foi utilizada ferramenta disponibilizada de forma gratuita pelo Senado Federal - o chamado Interlegis. Essencial para o cidadão, o portal possibilitou o acesso, ontem, aos dados que embasam a reportagem desta edição sobre notas apresentadas pelo vereador petista e seu assessor com itens considerados proibidos pelo Tribunal de Contas do Estado, o TCE. No caso, foram comprados três energéticos e uma barra de chocolate e os valores foram descontados na folha de pagamento do assessor do vereador.
Falando em Câmara
Crippa fez duras críticas na sessão da última terça-feira, 18, sobre as emendas ao orçamento que foram editadas pela Câmara na legislatura passada. Ele afirmou que quem fez tais emendas, fez de forma incompetente e deveria ser responsabilizado. Na sessão, os vereadores mantiveram, por maioria de votos, veto apresentado pelo prefeito Padre Osvaldo (PL) a 11 emendas.
O que ele disse
“Se as entidades não receberem (a verba prevista na emenda), a culpa não é de quem está votando hoje, a culpa é de quem fez errado. E vocês estão passando a mão na cabeça de quem fez errado. Nós temos que dar responsabilidade para quem fez esse ato. Se estivesse aqui hoje era sindicância para a cabeça, processo administrativo e rua. Por colocar a casa numa situação dessa, onde quem foi beneficiado está pensando que a Câmara está cerceando o direito de receber as emendas. O que não é verdade. A verdade se chama incompetência”, disse Crippa.
Conselho
Na sede da Casa dos Conselhos foi realizado o Fórum de Eleição da Sociedade Civil para a composição do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) biênio 2025-2027. O evento reuniu a Comissão Especial de Eleição, atuais conselheiros e representantes da Secretaria de Assistência Social. As organizações escolhidas para compor o conselho foram Associação Paulo de Tarso, IDVC – Instituto dos Deficientes Visuais de Catanduva, Programa Criança Cidadão do Futuro, Casa Lar Filhos da Graça, APO e Pão Nosso. Como suplentes foram eleitas Recanto Monsenhor Albino, Recanto Nosso Lar, Vila São Vicente de Paulo, Cáritas, Apae e Casa de Apoio.
Rio Preto
A ministra da Saúde, Nisia Trindade, anunciou, nesta quinta-feira, 20, a liberação de R$ 1,34 milhão para apoiar São José do Rio Preto nas ações para controle da epidemia de dengue. O anúncio foi feito pela ministra durante a inauguração do centro de hidratação para pacientes com a doença no município. O recurso será utilizado para fortalecer as ações de controle da dengue e ampliar a rede de atendimento, garantindo assistência adequada à população.
Falando nisso
Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Rio Preto nesta quinta-feira, enquanto a ministra Nisia Trindade visitava a cidade, indicou 12 mortes e 16.213 casos positivos de dengue desde o início do ano. Outros 13.233 casos continuam em investigação.
Epidemia
A Secretaria de Saúde de Catanduva contabilizou 2.721 casos de dengue nos 19 municípios que compõem a microrregião. A incidência é de 911,92 casos por 100 mil habitantes. Considerando esses números, 16 municípios enfrentam epidemia. Catanduva aparece com 816 casos positivos desde o início do ano, resultando em 704,72 casos por 100 mil habitantes.
Autor