PENEIRA FINA – 21.02.24

Catanduva é premiada por elevar índices de alfabetização

Comitiva da Prefeitura de Catanduva marcou presença, em São Paulo, no lançamento do Programa Alfabetiza Juntos SP, parceria entre o Governo do Estado e os municípios. Na cerimônia, o Governador Tarcísio de Freitas anunciou as etapas do programa, que visa alfabetizar 90% das crianças com sete anos de idade. As ações incluem a formação de professores e ampliação da Avaliação da Fluência Leitora. Na ocasião, a Rede Municipal de Educação de Catanduva recebeu prêmio por elevar os índices de alfabetização de crianças matriculadas no 2° ano do Ensino Fundamental. Tal índice foi medido por duas etapas de aplicação da Avaliação de Fluência Leitora, no ano passado. Apenas 60 municípios paulistas alcançaram esse patamar.

O que ela disse

A secretária municipal de Educação, Cláudia Cosmo, celebrou a conquista. “Esse é um resultado extremamente importante, porque analisa e avalia como está o processo de alfabetização das crianças, iniciado na educação infantil e que se consolida ao longo de toda a educação básica. E o segundo ano é um momento importante para que essa avaliação seja aplicada.”

Catanduvense brilha na capital

Foi extremamente badalada a solenidade de posse do ex-ministro Aldo Rebelo (PDT) no comando da Secretaria de Assuntos Internacionais de cidade de São Paulo. O evento foi prestigiado por medalhões da política, dentre eles o ex-presidente da República Michel Temer, o ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB) e dezenas de deputados. Catanduva se fez representada pelo Comandante Robinson Farinazzo Casal, deputado estadual suplente pelo PDT, que foi convidado pessoalmente por Aldo, de quem é amigo pessoal.

Beneficente

Estão à venda os ingressos para o Pagodin Solidário em prol da Associação Recomeçar, que atua há 15 anos em Catanduva no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade. O evento será no dia 23 de março, no Armazém do Café, com shows do grupo Nossa Vibe, Simplicidade, Quésia Neves e Adriano Panossi, Projeto Raízes, Neto e Gabi, além do DJ Betinho Azevedo.

Viaduto

O presidente da Arcos - Associação e Rede de Cooperação Social, Wagner Ramos de Quadros, reuniu-se com o prefeito Padre Osvaldo (PL) para tratar sobre o andamento do projeto de intervenção no viaduto Miguel Pachá, próximo à empresa Cocam, que interliga a área central ao bairro Higienópolis. O propósito é a prevenção do suicídio e a valorização da vida.

Mulher

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher reuniu-se nesta terça-feira, 20, e abordou a implementação dos protocolos “Não se Cale” e “Não é Não” em Catanduva, lançados pelos governos estadual e federal, respectivamente. O objetivo é estabelecer condutas de auxílio à mulher em situação de risco ou vítimas de assédio em ambientes públicos e privados, como em bares, restaurantes e casas noturnas, de forma a enfrentar a importunação e o assédio sexual.

Área rural

A Guarda Civil Municipal (GCM) tem reforçado o patrulhamento na área rural. No início desse trabalho, foram mapeadas todas as propriedades, aproximando guardas e moradores dessas localidades. Essa condição, segundo a GCM, facilita o monitoramento e resulta em agilidade no caso de possíveis ocorrências. A ação tem sido fundamental para inibir delitos no campo.

Vacinação

Mais sete municípios de São Paulo iniciaram ontem a vacinação contra a dengue, no Alto Tietê. No total, 11 cidades da região serão contempladas nesta primeira etapa da imunização, que começou na segunda-feira, na cidade de Itaquaquecetuba. No país, 521 cidades receberão as doses da vacina. Catanduva não aparece na lista.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.