PENEIRA FINA - 21.01.25

Agentes Comunitários intensificam trabalho de combate à dengue

A EMCAa - Equipe Municipal de Combate ao Aedes Aegypt, ganhou reforço: os Agentes Comunitários de Saúde também estão atuando no combate ao mosquito transmissor da dengue. Como parte do "Plano de Contingência" montado pela Secretaria Municipal de Saúde, colocado em prática desde o fim do ano passado diante do aumento do número de casos, a EMCAa tem realizado os chamados "bloqueios", ações urgentes para retirada de criadouros no entorno de onde são detectados casos suspeitos ou já confirmados de dengue. Esses locais, certamente, concentram diversos criadouros do mosquito. É aí que os agentes comunitários reforçam a equipe da EMCAa, auxiliando neste trabalho. Assim, além da equipe própria, a EMCAa conta com um time extra para agilizar a retirada de criadouros e potenciais criadouros do mosquito, e orientar a população. Neste início de semana, por exemplo, os agentes estão trabalhando em ações de bloqueio nos bairros Gabriel Hernandez, Jardim Imperial, Monte Líbano e Alpino.

É contínuo

A Secretaria de Saúde ressalta que esse trabalho da EMCAa é realizado durante todo o ano. “Nesse período mais propício à reprodução do Aedes, as ações são intensificadas. Assim, os agentes - que já acompanham famílias da comunidade em ações de saúde e também no combate à dengue - participam ainda dos chamados arrastões, bloqueios e de atividades de orientação.”

Falando em saúde

O Conselho Municipal de Saúde recompôs sua mesa diretora a partir de resolução publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira, 20. Newton Fernando Veteri, representante dos trabalhadores da saúde, assumiu a presidência do órgão, e Marina Domingos Vitor, representando os usuários, foi eleita segunda secretária. O cargo de vice-presidente segue com Laerte Emídio Costa, enquanto Michelle Beatriz de Lima Zanatta Crepaldi responde pela primeira secretaria.

Ecoponto

Enquanto os três ecopontos dos bairros ainda não saíram do papel, a Prefeitura de Catanduva tem divulgado que o Ecoponto Municipal é o lugar correto para destinação de entulhos. O apelo é para aquele público que destina esses rejeitos em áreas verdes, terrenos ou nas ruas. “Toda vez que descartamos o que não nos serve de forma errada, prejudicamos a todos, inclusive a nós mesmos. Com atitudes assim, podemos atrair animais peçonhentos para nossa casa, contaminar a água que nossa família consome, poluir o ar que respiramos, desvalorizar nossa casa.”

Atribuição

A Secretaria Municipal de Educação deu início, na manhã desta segunda-feira, à atribuição de professores em regime de contrato temporário para o ano letivo de 2025. Os candidatos foram aprovados em Processo Seletivo realizado no final de 2024 e serão contratados em regime CLT para seis meses, podendo ser renovado pelo mesmo período dentro do atual exercício. As vagas disponíveis são temporárias referentes a licenças médicas, afastamentos e aposentadorias.

Prorrogado

A Unifipa prorrogou até 24 de janeiro o prazo para rematrícula dos alunos dos cursos de graduação. A medida abrange estudantes dos cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia, Medicina, Pedagogia e Gestão de Recursos Humanos. O processo é totalmente digital e os alunos devem solicitar a rematrícula por meio do portal www.unifipa.com.br/rematriculas.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.