PENEIRA FINA – 20.12.23

Escolas estaduais de Catanduva poderão oferecer almoço em janeiro

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) pretende abrir 3.422 escolas durante as férias de janeiro para oferecer almoço aos estudantes da rede. Na região, as unidades de ensino de São José do Rio Preto, Catanduva, Fernandópolis, Jales, José Bonifácio e Mirassol podem fazer parte dessa força-tarefa. A definição dependerá da manifestação de pais ou responsáveis, que precisam responder à pesquisa de interesse sobre a presença dos alunos nos dias de janeiro até a próxima sexta-feira, dia 22, por meio da Secretaria Escolar Digital (SED) ou diretamente nas unidades de ensino. Essa etapa é necessária para que o almoço em cada escola seja preparado de acordo com a demanda, a fim de evitar desperdício de alimento. A partir de 2 de janeiro, a refeição será servida entre 11h e 13h30 na escola de origem de cada aluno.

Recape

A Prefeitura de Catanduva concluiu os trabalhos de recape asfáltico na região do Parque Glória, onde foram atendidas as ruas Estância, Paulista e Ouro Branco. Na sequência foi a vez da rua Osvaldo Cruz, no Juca Pedro, onde o serviço foi feito ao longo de 400 metros da via, recuperando trecho que recebeu novas redes de água e esgoto. Ontem o foco foi a rua Altair, na Vila Soto.

Diplomação

O prefeito Padre Osvaldo (PL) formalizou a posse dos novos conselheiros do IPMC, o Instituto de Previdência dos Municipiários de Catanduva. Eles foram eleitos este mês para compor o Conselho de Previdência e Conselho Fiscal. “Enalteci o compromisso que cada membro tem em zelar pelos direitos da categoria. Desejo que o Conselho realize trabalho exemplar representando, nas áreas fiscal e previdenciária, o funcionalismo nesse órgão”, disse o prefeito.

Lançamento

O empresário e médium catanduvense Roberto Cacciari lança nesta quarta-feira, 20, às 20 horas, o livro “Viva!”, pela editora Infinda. O evento será no Núcleo Educacional Espírita Joanna de Ângelis, dentro da tradicional Prece de Natal realizada pela instituição. A obra reúne mensagens objetivas, concisas e profundas que apresentam soluções para o bem viver.

Doutorado

A professora Liana Romera entrou em contato com a redação para elogiar reportagem sobre o professor Eduardo Benetti, que ingressou em programa de doutorado. “Acredito que valorizar os esforços de uma categoria tão pouco reconhecida e valorizada já é, por si, um grande ato”, disse ela, ponderando em seguida que, além do professor recreacionista, outros já trilharam a mesma jornada acadêmica, “a despeito das dificuldades e ausência de incentivos”.

Não há incentivo

Ela conta que atuou como professora recreacionista da Prefeitura de Catanduva e em escolas estaduais, e que após o mestrado deu aulas na Unifipa e no Imes e centros universitários de São Jose do Rio Preto, até ingressar no doutorado da Unicamp e defender tese em 2008, ainda enquanto seguia como professora municipal e estadual. Ela se desligou da rede em 2010, quando passou a dar aulas na Universidade Federal do Espírito Santo. “Não há valorização profissional e os títulos de mestre e doutor pouco contam nos planos de carreira. Desejo para nossa cidade muitos professores mestres e doutores, assim como, políticas de incentivo.”

Suspenso

A Justiça de Urupês suspendeu o concurso público municipal nº 02/2023 a pedido do Ministério Público, que apontou possíveis irregularidades no certame. A decisão tem caráter liminar. O concurso oferece 15 vagas em diversos cargos e teve provas realizadas em 29 de outubro. A homologação foi feita no dia 13 de dezembro, um dia ante das decisão judicial.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.