PENEIRA FINA – 20.12.22

Beth Sahão é diplomada deputada estadual

A semana começou bastante animada para Beth Sahão (PT). Ontem, ela foi diplomada para mais um mandato como deputada estadual. A cerimônia ocorreu na Sala São Paulo, na Capital, e contou com as presenças dos demais políticos paulistas que venceram a última eleição. Incluindo, aí, o novo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o senador eleito Marcos Pontes (PL).

Novo mandato

Beth Sahão estava há dois anos fora da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Na última eleição, ela ficou com a primeira suplência, mas acabou sendo declarada eleita, depois que seu colega de partido Mário Maurici, de Franco da Rocha, foi declarado inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. Beth foi diplomada e tomou posse para o mandato. Porém, Maurici recorreu à Justiça e conseguiu reverter sua inelegibilidade no Supremo Tribunal Federal (STF), tomando posse em meados de 2020. Desta vez, Beth foi diplomada sem risco de ter seu mandato contestado judicialmente, no meio do caminho.

Ausências

Entre os deputados federais eleitos por São Paulo, algumas ausências foram sentidas na diplomação. Caso de Carla Zambelli (PL), que visitou Catanduva durante a eleição deste ano, para uma célebre agenda ao lado do então candidato a estadual João César Moraes (PL). E também Tiririca (PL), que já foi o parlamentar mais votado do Brasil e que, neste ano, apesar da queda em sua votação, tornou a garantir mais um mandato em Brasília.

O que é diplomação

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que um candidato ou candidata está apto a tomar posse e exercer um mandato eletivo. No caso dos novos governador e senador e também dos deputados federais, o mandato terá início em 1º de janeiro. Já os deputados estaduais tomarão posse em 15 de março. Em São Paulo, o mais votado da última eleição foi Eduardo Suplicy (PT)

Enquanto isso...

A manhã em Catanduva também foi para lá de agitada. O vereador Maurício Gouvea (PSDB) fez uma live no Facebook, com um tema muito polêmico envolvendo a vereadora Ivania Soldatti (Republicanos). A relação entre os dois, que já era ruim, azedou de vez. O vídeo encontra-se disponível na página de Maurício, para quem quiser conferir o conteúdo. Não é nossa intenção dar spoilers, mas adiantamos que os fãs de churrasquinhos vão considerar o vídeo interessante.

Copinha

Como é de conhecimento público e geral, a Copa do Mundo (que poderia ser chamada de Copona, mas não é), foi decidida anteontem, em um dos mais memoráveis jogos da história do futebol em todos os tempos, que colocou frente a frente dois gênios em estado de graça - Messi, melhor atleta da competição, e Mbappé, artilheiro do torneio. No fim das contas, a Argentina conquistou o tricampeonato. Enquanto isso, em Catanduva, o prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) só tem olhos para outra Copa. No caso, a Copinha, que reunirá jogadores sub-20 nessa afamada competição promovida pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

Custos

Catanduva, como já informamos anteriormente, é sede da Copinha. Para receber algumas partidas da primeira fase do torneio, nossa cidade não terá gastos tão vultuosos quanto os feitos pelo Catar a fim de realizar a Copa do Mundo. Nem de longe. Porém, ainda assim são gastos. Ontem, foi divulgado o resultado da licitação para o fornecimento de alimentação para os envolvidos nas partidas em Catanduva. O contrato com a Oliveira Maria Refeições Coletivas terá o valor de R$ 82 mil. Somando-se o que será gasto com as hospedagens, os custos para sediar a Copinha já beiram R$ 200 mil.

Adversário

O Catanduva, time de Padre Osvaldo, participará da Copinha com seu time sub-20. Entre os adversários no grupo estão América de Natal (RN), Ceilândia (DF) e o Avaí (SC), o mais famoso dos três adversários, que disputou a Série A do Brasileirão neste ano, tendo sido rebaixado à segunda divisão, após terminar em penúltimo lugar na competição.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.