PENEIRA FINA – 20.11.22

Decoração natalina de última hora

Enquanto inúmeras cidades da região já estão com a decoração natalina pronta, Catanduva sequer concluiu a licitação para a contratação da empresa que ficará responsável por esse serviço. Somente após o dia 30 de novembro é que essa definição irá sair. Considerando-se que leva um tempo até os enfeites serem instalados, na prática essa decoração ficará nas ruas por poucos dias.

Dia do Samba

Para quem acha que está atrasada a contratação das empresas que farão a decoração natalina e fornecerão a estrutura para as comemorações de fim de ano em Catanduva, seria bom dar uma olhada na licitação relativa ao Dia do Samba, que contará com a participação do pagodeiro e ex-vereador de São Paulo Netinho de Paula. O evento será no dia 11 de dezembro, mas o prazo para envio de propostas para a infraestrutura dos shows será no próximo dia 30!

Sopa para o azar

Ninguém anuncia a realização um evento sem antes ter a certeza de que contará com a estrutura necessária para receber público e artistas. Então, podemos supor (mas não estamos jamais afirmando nada nesse sentido) que a Prefeitura de Catanduva já teria em vista alguns fornecedores para tais serviço - e que estariam preparados para entregar tudo com agilidade. Pode ser que sim ou que não. O fato, porém, é que existe uma licitação no meio do caminho, momento em que muitos contratempos costumam ocorrer. Deixar as coisas para a última hora é dar sopa para o azar.

Contestações são comuns

Suponhamos que alguma empresa desclassificada resolva azedar o leite, apresentando recursos ou fazendo contestações. Essa possibilidade não é remota no mundo das compras públicas. É real e muito comum. Se algo assim acontecer nessas licitações citadas acima, como ficarão a decoração de Natal ou mesmo a estrutura para o evento do Dia do Samba?

Detalhe

Um detalhe curioso é que a reestruturação do serviço público municipal em Catanduva criou uma nova secretaria na prefeitura, dedicada exclusivamente a licitações e contratos. A ideia era de que a pasta ajudasse a dar mais agilidade e eficiência aos processos de compras e contratações realizados pelo município. Os exemplos em questão demonstram que, na prática, a teoria é outra.

Domingo agitado

Hoje será um domingo para lá de atípico em todo o Brasil. A começar porque será o início da Copa do Mundo, evento máximo do futebol. Neste ano, o torneio demorou a engrenar no gosto do torcedor, inclusive porque ocorre fora de época. Mas, caminhando pela cidade, já é possível notar que o comércio vai entrando no clima de Mundial, com decoração, propagandas e até mesmo sorteios e brindes para o público.

Enem

Enquanto muitos estarão assistindo à Copa, milhares de estudantes de Catanduva e região terão suas atenções voltadas ao segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que garante vaga em universidades públicas. A Prefeitura de Catanduva anunciou que o transporte coletivo funcionará em horários especiais, no dia de hoje, a fim de atender aos participantes da prova. Haverá linhas de hora em hora, disponíveis das 6 às 21 horas.

Consciência Negra

Hoje também é celebrado o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida em alusão à morte de Zumbi, em 20 de novembro de 1695. Ele foi o último e mais famoso líder do Quilombo de Palmares. Localizada onde hoje é o estado de Alagoas (na época, a área pertencia à Capitania de Pernambuco), a comunidade chegou a reunir mais de 20 mil moradores durante seu auge, em 1670. Os quilombos ofereciam refúgio aos negros que escapavam da escravidão. Para celebrar a data, o Movimento Negro de Catanduva organizou uma intensa programação, que inclui desde posts de conscientização para as redes sociais até eventos presenciais, como a “Noite Preta”, que será realizada no Sesc, no próximo dia 24, e terá diversas atrações artísticas e musicais.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.