PENEIRA FINA – 20/09/2022
Vêm aí, os debates na Vox
Eleitores de Catanduva e região terão uma oportunidade e tanto para conhecer as ideias e propostas dos candidatos a deputado federal e estadual da cidade. Na semana que vem, a Vox FM e o jornal O Regional realizarão debates com os postulantes aos dois cargos. Ao todo, oito políticos foram chamados a participar, sendo metade na disputa da Alesp, enquanto a outra busca uma cadeira no Congresso Nacional. O debate dos candidatos a estadual será no dia 27, enquanto o dos federais será no dia 29. A transmissão começará às 10 horas.
Democracia agradece
Em tempos marcados pela intolerância e o radicalismo, o debate traz uma oportunidade importante não apenas para que os eleitores comparem ideias e propostas, mas para que os próprios políticos possam dialogar entre si, de maneira respeitosa. A divergência não é apenas parte da democracia. É uma condição essencial. Uma sociedade só pode ser considerada democrática se não houver pensamento único. Para que a diversidade de visões e ideias exista, porém, é necessário que haja respeito mútuo.
Nacional x local
Resta saber se, durante o debate, o que vai prevalecer são os temas locais ou nacionais. Isto porque muitos candidatos vêm fazendo campanha colados em seus respectivos majoritários. No debate de estaduais, especialmente, poderemos ter frente a frente um representante do partido de Bolsonaro - João César (PL) - e uma do PT de Lula, que é a ex-deputada Beth Sahão. Da mesma forma que ele pede voto para o atual presidente que costuma atacar os governos petistas, ela faz campanha para seu presidenciável e é crítica contumaz da atual gestão federal. Por mais que candidatos tentem se ater a temas locais, será praticamente impossível não haver atritos envolvendo o lado nacional da campanha.
Vale o registro
Todos os candidatos catanduvenses nessa eleição enviaram representante à reunião que tratou das regras do debate, exceto Sinval Malheiros. Isto porque seu assessor Lucas Cintra sofreu acidente de carro próximo a Pirangi, neste fim de semana. Segundo informações divulgadas por pessoas próximas, ele passa bem. Mesmo com a ausência, os representantes dos demais candidatos aceitaram abrir uma exceção, por conta das circunstâncias, permitindo a possibilidade de que Sinval participe do debate.
45’ do segundo tempo
Conduzida pela jornalista Érika Martino, que participa da organização do debate, a reunião entre os representantes dos candidatos ocorreu ontem pela manhã. Quando o encontro teve início, os assessores de Ricardo Zupirolli (PMB) e João César ainda não haviam chegado. Os presentes chegaram a cogitar que os dois candidatos não participariam do debate. Mas não passou de alarme falso. Não demorou muito e ambos também se fizeram presentes.
Em família
O médico Beto Cacciari foi o único candidato que compareceu pessoalmente à reunião que tratou das regras do debate. Ele estava acompanhado das irmãs Mayra e Angélica. E por falar em apoio fraternal, vale mencionar os casos de Daniel Manzano representando Fabio Manzano e Richard Casal, que está de férias na prefeitura, dando uma força para o irmão Comandante Robinson.
Uniforme
A reportagem publicada hoje no jornal O Regional mostra a polêmica envolvendo a entrega dos uniformes aos alunos da rede municipal de ensino. A Prefeitura de Catanduva, que iniciou a licitação no fim do ano passado e só conseguiu concluí-la em maio, agora ameaça romper o contrato, alegando atraso da fornecedora. Pelo andar da carruagem, os estudantes ficarão sem uniforme em 2022.
Autor