PENEIRA FINA – 20/07/2022

Preparem os bolsos

A Prefeitura de Catanduva publicou, nesta semana, os prazos para pagamento do ISSQ N-FIXO, do TFF, e do TLP. Esses tributos, para quem não sabe, são pagos anualmente pelas empresas que prestam serviços. Quem optar por pagar tudo de uma vez terá até dia 22 de agosto para fazê-lo, data em que também vence a primeira parcela para quem escolher quitar em quatro vezes. As demais parcelas cairão em 20/09, 20/10 e 21/11. O decreto que regula as datas é de autoria do prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB). 

Agentes comunitários

Nesta semana, a Câmara Municipal de Catanduva fará mais sessões extraordinárias. Mais precisamente hoje, a partir das 16h. Desta vez, contudo, a tendência é de que não haja polêmica. Os vereadores vão debater o projeto de lei de autoria do Executivo que estabelece o piso salarial dos agentes comunitários de saúde. Serão duas sessões para discutir o PL. Se ele for aprovado na primeira votação (e deve ser, por unanimidade), será realizada uma segunda sessão, logo em seguida, a fim de referendar o texto, que seguirá para sanção do prefeito Padre Osvaldo. 

E por falar em piso...

Vale lembrar que amanhã à tarde será realizada a audiência pública convocada pela Comissão de Educação da Câmara Municipal, com objetivo de tratar da polêmica do piso nacional do magistério em Catanduva. As professoras questionam o sistema de cálculo adotado pela prefeitura, que soma o abono do Fundeb como sendo parte do salário da categoria. No entendimento das profissionais, essa quantia não deveria ser considerada, mas sim ser tratada como um benefício a mais, não incorporada ao salário. Elas alegam que, nessa “brincadeira”, acabam perdendo em torno de R$ 600 ao mês, na folha de pagamento. 

Haverá polêmica?

Vejamos se, desta vez, a audiência transcorrerá de maneira tranquila. Quem articulou a reunião com as professoras foi a vereadora Taise Braz (PT), juntamente de colegas de comissão Alan Automóveis (PP) e Maurício Gouvea (PSDB). A última ida das profissionais ao Legislativo foi marcada por momentos de tensão, especialmente depois que Marquinhos Ferreira decidiu barrar a tentativa do líder do grupo, o suplente de vereador Djalma Monteiro (PRTB), de utilizar a tribuna. A alegação era de que o professor, por haver sido candidato na última eleição, tinha atuação política, situação que contrariaria o Regimento Interno da Casa. Monteiro obteve 560 votos, mas não se elegeu. 

Obra em andamento

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) prossegue com as obras de reparo da vicinal José Fernandes, que liga Catiguá a Catanduva. Inicialmente, muitos imaginaram que se trataria de uma intervenção simples e que bastaria trocar o tubo de concreto colocado sob o asfalto. Mas não é bem assim. Devido ao grande fluxo de caminhões pesados que circulam pelo local, está sendo instalada uma estrutura reforçada no trecho, com imensos dutos de concreto para escoar a água no período das chuvas. Ontem, circulou um vídeo que mostrava retroescavadeiras abrindo buracos imensos no solo para a instalação das estruturas. 

Edital suspenso

A Prefeitura de Catanduva suspendeu o edital para o credenciamento de instituições que ficariam responsáveis por executar o projeto de castração gratuita e implantação de chips de localização em animais domésticos. A justificativa é que serão feitas adequações no edital. As propostas vencedoras da licitação seriam conhecidas ontem. 

Primeira medalha

Diversos atletas de Catanduva com até 19 anos de idade participam dos Jogos Abertos da Juventude, em Presidente Prudente. Ontem, a delegação do município faturou sua primeira medalha: uma prata, obtido pelo judoca Enzo Oliveira da Silva. Ele é neto de ninguém menos do que Lincoln Xavier de Oliveira, mestre da arte marcial e principal expoente desse esporte em Catanduva. Por enquanto, a prata do judô é a única medalha obtida pelos atletas catanduvenses na competição. 

Milagres eleitorais

A Petrobrás anunciou, ontem, a redução de 20 centavos no preço da gasolina vendida aos distribuidores. O combustível passará de R$ 4,06 para 3,86. Frisando que esse é o valor que a empresa cobra das distribuidoras. O preço que o consumidor paga na bomba possui outros componentes, incluindo custos de frete, margem de lucro dos envolvidos na cadeia de distribuição e também tributos federais e estaduais. De qualquer maneira, vamos torcer pra que essa queda tenha reflexos no preço final, ajudando a aliviar o bolso das famílias e das empresas.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.