PENEIRA FINA – 20/05/2022

Presidente da Câmara desaprova filmagens da abordagem noturna

Na noite de segunda-feira, o prefeito Padre Osvaldo (PSDB), junto com sua equipe da Assessoria de Comunicação, gravou e postou um vídeo nas redes sociais, mostrando o trabalho de abordagem social noturna da equipe do Centro Pop, por meio da Secretaria de Assistência Social. A ação busca retirar das vias públicas as pessoas em situação de rua, devido às baixas temperaturas, e conduzi-las à Casa de Passagem para pernoitar, tomar banho e fazer refeições. A iniciativa é válida e digna de aplausos, mas a filmagem do ato com a presença do prefeito foi criticada por muitos leitores e também pelo presidente da Câmara, vereador Gleison Begalli (PDT): “Assisti ao vídeo e não gostei. Considero que sim, tem que divulgar as ações do município, mas exibir morador de rua, fazer sensacionalismo com pessoas nesta situação, não é bacana. Afinal, você não fica mostrando uma cesta básica que doou para uma família, você não fica mostrando a desgraça das pessoas. Mostre sim o trabalho, mostre o que está fazendo, os projetos e programas”. O parlamentar foi enfático em destacar que a opinião é um posicionamento particular. “Eu desaprovo”.

Vulnerável

Os obstáculos no acesso à alimentação, higiene e direitos são apenas algumas dificuldades que a população em situação de rua enfrenta diariamente e a torna ainda mais vulnerável, tornando-se um grupo “invisível” aos olhos de muitos. Até uma data foi criada para estimular a reflexão sobre o assunto. Em 19 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A data foi criada em memória ao Massacre da Sé, ocorrido em 2004, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo.

Vacina animal

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde e Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), vai realizar no próximo domingo mais um plantão de vacinação contra raiva em cães e gatos. O atendimento será realizado mediante agendamento.  A imunização é realizada na Unidade de Vigilância de Zoonoses, que fica na rodovia Vicente Sanches, Km 1. O atendimento será das 7h às 13h. O agendamento deve ser feito pelo telefone (17) 3524-2445.

Raiva

Mas a vacinação contra raiva está ocasionando alguns “efeitos colaterais” em muitos munícipes (como indignação), principalmente em virtude da maneira como está sendo realizada. Uma leitora entrou em contato com a coluna para questionar a Prefeitura, “como faz a pessoa que tem cinco ou mais cachorros e gatos? Além de ter que “agendar”, tem que colocar todos no carro e ir até a Zoonoses, que fica no caminho para Catiguá? E quem tem apenas moto? Vai fazer o vai e vem a manhã toda?” A munícipe relembrou a época em que equipes visitavam os bairros e existiam pontos de uma grande campanha de vacinação, que eram amplamente divulgados para os moradores levarem seus animais de estimação.

30 anos

Ontem, Novais comemorou 30 anos de emancipação político-administrativa. Várias atividades durante a semana marcaram a passagem do aniversário do município. O primeiro prefeito do munícipio foi Silvio “Bulle” Arruda, falecido em fevereiro deste ano.  Desde ontem, como parte das festividades, está sendo realizada a Festa de Peão de Novais, no estádio municipal Joaquim Antônio de Assis. Hoje, haverá apresentação da cantora sertaneja Yasmin Santos e, amanhã, a dupla Carreiro e Capataz. Atualmente, o município é administrado pelo prefeito Paulo César Dias Pinheiro (PTB).

Insistente

O tucano João Doria deixou claro aos mais próximos a intenção de resistir à mais séria investida contra sua pré-candidatura à presidência, protagonizada por dirigentes do próprio PSDB que ele derrotou junto com Eduardo Leite, nas prévias. Doria ficou animado com pesquisa do Quaest, divulgada na rede CNN, e decidiu enfrentar a instabilidade da sua candidatura com “diálogo” e muita, muita paciência. Aécio Neves, inimigo nº 1 de Doria no PSDB, afirmou durante a semana que a escolha do candidato não pode ser “indireta”, por meio de pesquisa. Doria quer adiar a decisão até as vésperas da convenção do PSDB, mas Aécio e demais inimigos insistem na humilhação da desistência já. E agora João???

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.