PENEIRA FINA – 20/04/2022

DENGUE

Já abordamos anteriormente e vale o aviso: os casos de dengue na cidade estão aumentando assustadoramente e sem citar os dados oficiais. Basta ver a procura da população na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou nos postinhos de saúde. Afinal, hoje em dia, quem não tem um parente, um amigo, um vizinho ou mesmo um conhecido que está com dengue? O mosquito Aedes aegypti está fazendo um “estrago” na cidade toda...

PLANO B

Será que a Secretaria de Saúde tem algum plano B para um combate mais efetivo ao mosquito transmissor? Ou segue a vida, apenas com a turma da EMCAa - Equipe Municipal de Combate ao Aedes, que já mudou “n” vezes de coordenação...

SABIDÃO

No início do ano, com o período das chuvas de verão, foi preconizado sobre o aumento de casos, após “as águas de março que fecham o verão”. Não precisava ser nenhuma Mãe Dinah para ver o que ia acontecer. E agora, depois de baixa dos casos de Covid-19, o que vemos é o aumento dos casos de dengue. É necessário tomar medidas mais enérgicas e urgentes, realizar a contratação emergencial para as equipes de combate, realizar campanhas intensivas de alerta à população. Mas tudo isso é para ontem, é para já...

SINTOMAS

Com a queda dos casos de Covid-19 no Brasil e o aumento de diagnósticos de dengue, especialistas alertam para os sintomas de ambas as doenças, que podem ser parecidos. A dengue é uma doença febril aguda sistêmica causada por um vírus. Quem está com dengue não apresenta sintomas respiratórios. Essa é a principal diferença em comparação com a Covid. Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dor de cabeça, pele avermelhada, dor nas articulações e enjoo.

MATO NA CALÇADA

Ontem foi publicada nas redes sociais do Jornal O Regional uma reclamação de munícipes, sobre calçada tomada pelo mato. “Em uma região com muitas clínicas que atendem pacientes com dificuldades de locomoção, além de idosos, pedestres estão sendo obrigados a caminharem no asfalto, em plena rua Belo Horizonte, na área central de Catanduva, porque a calçada foi tomada pelo mato”, dizia o texto postado. Menos de seis horas depois, a publicação contava com cerca de 150 comentários, todos reclamando sobre o problema não apenas na parte central, mas principalmente nos bairros. 

FISCALIZAÇÃO

Antes que comece o “mi mi mi”, vale destacar que a calçada é de responsabilidade do proprietário do estabelecimento ou residência (e nessa situação a Prefeitura não tem culpa), mas - e sempre tem um mas -, a fiscalização é por conta da Prefeitura.

DESCONTO NA FOLHA

O Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Catanduva – Simcat solicitou à Prefeitura Municipal autorização para descontar em folha de pagamento o valor referente à venda de permanentes para o Catanduva Rodeo Festival. Segundo o sindicalista Roberto José de Souza, a facilidade “irá beneficiar os servidores municipais”. O prefeito Padre Osvaldo (PSDB) já autorizou o desconto na folha dos servidores. 

VISITA À ETE

No início desta semana (ontem e segunda-feira), cerca de 50 adolescentes da Legião Mirim, que atuam na Prefeitura, tiveram a oportunidade de conhecer a ETE - Estação de Tratamento de Esgoto. A capacidade da ETE é de 445L/s, suficiente para atendimento de uma população de até 180 mil pessoas. Está localizada à margem da rodovia vicinal Vicente Sanches, Km 5, no sentido de Catanduva para Catiguá. A iniciativa da visita partiu da Legião Mirim, juntamente com apoio das secretarias de Administração e Educação. As turmas de legionários foram supervisionadas pela psicóloga Silvana Cardozo.

SAQUE FGTS

A Caixa Econômica Federal pagará hoje, dia 20,  até R$ 1.000 no saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para 3,9 milhões de trabalhadores nascidos em janeiro, que poderão sacar R$ 2,7 bilhões. O banco libera os valores em lotes a cada sete ou dez dias, conforme o mês de aniversário do profissional. A movimentação do dinheiro será feita pelo aplicativo Caixa Tem, mas somente após a liberação, conforme calendário.

A FRASE

“O ouvido humano é surdo aos conselhos e agudo aos elogios.” (William Shakespeare (1564-1616) foi dramaturgo e poeta, reconhecido como o maior dramaturgo de todos os tempos)

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.