PENEIRA FINA – 20.02.25

Catanduva segue SP e declara estado epidêmico de dengue

O Governo de São Paulo decretou nesta quarta-feira, 19, situação de emergência em saúde pública no estado em razão da epidemia por dengue. A medida foi anunciada pelo secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, durante reunião do Centro de Operações de Emergências para as arboviroses, na capital paulista. No mesmo embalo, Catanduva declarou estado epidêmico de dengue no município em resolução assinada pelo secretário de Saúde, Adriano de Araújo, na sexta-feira passada, mas publicada somente ontem no Diário Oficial. Na prática, a única coisa que muda para a administração pública seria a aquisição de bens e serviços sem licitação.

Números

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, 225 municípios paulistas já atingiram mais de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes. O decreto feito pelo estado facilita o acesso das cidades a recursos federais e estaduais. Segundo o governo, cada gestão municipal, a partir da análise de seu cenário epidemiológico, poderá utilizar a medida estadual para decretar emergência em âmbito local.

Reavaliação

Mesmo Catanduva poderá rever sua conduta, já que declarou epidemia a partir de resolução assinada pelo secretário de Saúde e não decretou o estado epidêmico a partir de decreto que, obviamente, seria assinado pelo prefeito Padre Osvaldo (PL). Há até quem duvide da validade legal da resolução para, a partir dela, realizar as compras sem realização de licitações.

Merenda Escolar

A Vigilância Sanitária detectou uma série de irregularidades em um estabelecimento da área de alimentação e que tem entre os seus clientes a própria Prefeitura de Catanduva. A empresa é uma das fornecedoras de produtos para a merenda escolar e quem vê os apontamentos da Vigilância fica de cabelo em pé com tais contrariedades.

Merenda Escolar 2

Os problemas com a empresa, que terá seu nome preservado, envolvem armazenamento e produção de alimentos sem observar regras de estrutura, higiene e boas práticas. No local não há sequer separação física e técnica entre estabelecimento e a residência. Até animais foram flagrados circulando livremente pelo local. Enfim, a lista é longa e merece atenção.

Capacitação

O Centro de Capacitação Qualifica Mais está com vagas abertas para o curso de processamento agroindustrial de vegetais. A atividade será nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, das 8 às 17 horas. As inscrições devem ser realizadas através do WhatsApp 17 3531-9150 ou pelo 3531-9795. A iniciativa é fruto de parceria da Prefeitura de Catanduva com o Sindicato Rural, Senar e Faesp.

Música

A Banda Marcial Municipal de Catanduva (Bamuca) está com vagas abertas para a temporada 2025. Se você quer aprender a tocar trombone, trompete, bombardino, tuba, percussão ou quer fazer parte do corpo coreográfico, a inscrição é gratuita e pode ser feita o Caic, no bairro Solo Sagrado. Os ensaios são às quartas e sextas, das 17 às 20h, e aos sábados, das 14 às 17h.

Rifa Solidária

O Projeto Pelicano está vendendo rifa solidária para cobrir suas despesas valendo um presunto tipo Serrano - Jamón da marca Salamanca. Cada número está sendo vendido por R$ 5 no site www.rifapersonalizada.com.br/rifa-peca-presunto-tipo-serrano-jamon-uey31t. O comprovante de pagamento deve ser encaminhado para 17 99738-2228. O sorteio será no dia 15 de março.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.