PENEIRA FINA – 19.11.22

Pronto Atendimento do Gabriel Hernandes

A Prefeitura de Catanduva divulgou, ontem, o nome da única empresa habilitada na licitação para a construção do serviço de pronto atendimento no Gabriel Hernandes. A escolhida, até o momento, é a empreiteira Shop Signs – Obras e Serviços, com sede na cidade de São Paulo.

Ainda não é o resultado

Apesar da habilitação, não significa que essa empresa será, necessariamente, a escolhida para tocar a obra adiante. Conforme pudemos ver ao longo do atual governo, os caminhos das licitações públicas de Catanduva são mais tortuosos que os desígnios do Senhor.

Obra aguardada

Quem acompanha a política em Catanduva há de se lembrar que, em cada campanha eleitoral, a instalação de um serviço de pronto-atendimento para os moradores da região do Imperial, Gabriel Hernandes, Esplanada, Mutirão, Nova Catanduva, Flamingo, entre outros, é uma promessa recorrente de todos os candidatos, independentemente de ideologia ou filiação partidária. Ao que tudo indica, a ideia caminha para sair do papel. Resta saber como será o serviço prestado à população, depois que o local estiver pronto. Aliás: quando mesmo ele ficará pronto?

Vai terceirizar?

Construir um novo local de atendimento é uma parte importante para se viabilizar o atendimento à população, mas está longe de ser o único e maior gasto. Tão ou mais importante do que fazer e equipar um prédio é você garantir meios para que ele funcione. Ao longo das campanhas eleitorais, sempre que algum candidato prometia levar uma UPA à região do Nova Catanduva, sempre surgia o questionamento: de onde sairá o dinheiro para custear esse serviço no dia a dia, incluindo salários dos profissionais de saúde e medicamentos? Podemos ir além e perguntar: como irá funcionar esse pronto-atendimento? Será mais um serviço terceirizado? Haverá licitação para a escolha da empresa responsável? Ou será feito mais um aditamento no contrato com a Associação Mahatma Gandhi?

Por outro lado

Ninguém discute a importância e a necessidade de se criar um serviço de pronto-atendimento mais próximo dos moradores dessa região da cidade, que hoje se encontram distantes da UPA da avenida Theodoro Rosa Filho. Quando essa unidade foi construída, aliás, os conjuntos Nova Catanduva ainda não existiam. Quando o terceiro bairro for inaugurado, a região no entorno do Gabriel Hernandes vai se tornar a mais populosa de Catanduva, abrigando mais moradores que a maioria das cidades de nossa região. Fica a dúvida: será que o novo pronto-atendimento será capaz de suprir a demanda trazida por dezenas de milhares de moradores?

Piscina

Avançou alguns passos o processo para escolha da empresa que ficará responsável por reformar a piscina do Conjunto Esportivo de Catanduva, que há tempos foi convertida em um buraco repleto e lodo e sujeira. Três empresas estão habilitadas na licitação e terão suas propostas analisadas pela prefeitura. São elas: Giallo Engenharia e Construção Ltda., RAC Construtora e Serviços Eireli e Laura Construtora Ltda. A abertura das propostas será na próxima segunda-feira (21).

Seguem animados

Os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro seguem animados em sua mobilização que contesta o resultado das eleições, conforme pudemos observar na matéria publicada ontem no jornal O Regional. Só em Catanduva e região foram coletadas mais de 15 mil assinaturas de pessoas que solicitam intervenção das Forças Armadas no processo eleitoral brasileiro. Em contrapartida, o Supremo Tribunal federal tem adotado sanções severas em relação a empresas e pessoas que teriam participado diretamente desses atos, com direito a multas e bloqueio de contas bancárias.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.