PENEIRA FINA - 19.08.25

Judiciário tem mais de 70 processos relacionados à Associação Bom Pastor

Pelo menos 73 ações que pedem a rescisão do contrato e devolução de valores relacionados à compra de lotes habitacionais da Associação Bom Pastor estão tramitando na Justiça. O levantamento leva em conta o período de setembro de 2023 até hoje, sendo que o mais recente foi recebido pela 1ª Vara Cível de Catanduva no dia 6 de agosto deste ano. Dezessete processos estão em fase de recursos no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Relembre

A Associação Bom Pastor, liderada à época por Padre Osvaldo, atual prefeito, celebrou compromisso de compra e venda do bem imóvel Retiro Santo Antônio, em 2017, para concretizar projeto habitacional de interesse social e formar grupo de pessoas visando à aquisição de área para loteamento. A ideia seria a aquisição de lotes com preço inferior ao de mercado. Na primeira etapa, 1.100 pessoas assinaram contratos de participação.

Relembre 2

O caso, porém, foi parar na Justiça e o loteamento embargado. Em março deste ano, a juíza Maria Clara Schmidt de Freitas, da 2ª Vara Cível de Catanduva, tornou nulos os contratos celebrados pela Associação Bom Pastor com os compradores de lotes habitacionais e condenou a entidade a ressarcir os consumidores. Padre Osvaldo e mais cinco réus foram condenados e recorrem da decisão.

Confiante

Falando nele, o prefeito Padre Osvaldo (PL) se mostrou confiante, em texto nas redes sociais, de que Catanduva receberá o título de Município de Interesse Turístico (MIT), a partir de projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Itamar Borges (MDB). Segundo ele, a aprovação está prevista para agosto, o que permitiria à cidade obter R$ 500 mil ao ano para investir em turismo.

Lançamento

A OAB Catanduva e a Arcos, através da Comissão Aurora, lançam nesta terça-feira, 19, às 17h, o 1º Fórum da Mulher que carregará o tema “Direitos e Vulnerabilidades, Políticas Públicas e Privadas Já!”. O objetivo é analisar, debater e propor ações efetivas para o enfrentamento das múltiplas vulnerabilidades que atingem as mulheres do município e região, com enfoque especial em grupos historicamente invisibilizados. O evento será no dia 25 de agosto.

Roda de Conversa

Nesta segunda, as usuárias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) do CRAS Nosso Teto participaram da primeira roda de conversa referente ao Mês Nacional de Combate à Violência contra a Mulher. Foi apresentado o "Mapa de Combate à Violência contra a Mulher", destacando situações de violência psicológica, física, moral, patrimonial e sexual. As participantes escreveram mensagens para construção de uma rede de apoio entre mulheres.

Feira Livre

A Feira Livre Itinerante passará por três bairros ao longo desta semana, com barracas com variedades e delícias gastronômicas, sempre a partir das 18h30. Nesta terça, o evento será no Jardim Sales – rua Cáceres (Praça Antonio Peres Sanches Filho) e, amanhã, ao lado da Etec Elias Nechar (Praça Boris Steinbruch). Na quinta-feira, o ponto de encontro será no Tarraf 2, ao lado da Igreja São Benedito, com show especial com Rafael Azevedo às 19h.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.